Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Guedes: 'Processo de acessão à OCDE é longo. O Brasil está atrasado'

Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia do lançamento da Carteira de Identidade Nacional, no salão nobre do Palácio do Planalto - Edu Andrade/Ministério da Economia
Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia do lançamento da Carteira de Identidade Nacional, no salão nobre do Palácio do Planalto Imagem: Edu Andrade/Ministério da Economia

Lorenna Rodrigues e Antonio Temóteo

Brasília

21/06/2022 14h55Atualizada em 21/06/2022 16h01

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (21) que o Brasil está atrasado no processo de adesão à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A declaração foi feita na abertura do evento Semana Brasil-OCDE.

Segundo Guedes, interessa ao Brasil receber o que considera a influência positiva da OCDE para a melhora do ambiente econômico. Apesar disso, ele admitiu que o processo que acessão ao organismo internacional, conhecido como "clube dos países ricos", é longo e pode ter algum tempo pela frente.

"O processo de acessão à OCDE é longo e pode ter algum tempo pela frente. O Brasil está atrasado, nos interessa receber influência favorável da OCDE. E é importante para a OCDE que Brasil entre, [porque o país] é a maior potência verde do planeta", disse.

Em 10 de junho, como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o Conselho da OCDE aprovou o roadmap (roteiro) do Brasil para iniciar formalmente o processo de entrada do País na entidade que tem sede em Paris. A decisão foi em nível ministerial e apenas pode ir adiante quando é determinada por consenso.