IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Se acordo Mercosul-UE fosse fácil, isso já teria sido feito, afirma Lula

Presidente lembrou que o desfecho para essa negociação já esteve perto muitas vezes e citou vários momentos em seus governos passados onde isso ocorreu. - Ricardo Stuckert
Presidente lembrou que o desfecho para essa negociação já esteve perto muitas vezes e citou vários momentos em seus governos passados onde isso ocorreu. Imagem: Ricardo Stuckert

Cristina Canas, enviada especial

Em Madri, Espanha

26/04/2023 12h22

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira, 26, que, se fosse fácil fechar o acordo Mercosul com a União Europeia, isso "já teria sido feito". Ele lembrou que o desfecho para essa negociação já esteve perto muitas vezes e citou vários momentos em seus governos passados onde isso ocorreu.

"O acordo mexe com os interesses da sociedade", justificou Lula.

Segundo o presidente brasileiro, o acerto feito pelo governo Bolsonaro é inaceitável porque impõe punição. "A proposta é inaceitável porque impõe punição e não podemos aceitar", disse Lula, acrescentando que tem interesse em assinar o documento.

A Espanha vai presidir a União Europeia no segundo semestre deste ano em substituição à Suécia e, na percepção do presidente da República, isso aumenta a chance de sucesso.

"Tenho interesse em fechar, mas todos têm que estar de acordo e tem que todo mundo ganhar. No ganha-ganha é que podemos fazer um bom acordo", disse Lula.