IPI da linha branca e de móveis sobe a partir de hoje
SÃO PAULO – As alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para artigos da linha branca e móveis ficaram mais altas a partir desta sexta-feira (1), acabando com o incentivo concedido pelo governo no ano passado.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no final de dezembro que a retirada da desoneração seria gradual ao longo dos seis primeiros meses de 2013. Sendo assim, na linha branca as alterações serão no fogão e no tanquinho que passarão a ter IPI de 2% até junho. Enquanto o refrigerador, geladeira e o congelador passam para 7,5%. Já a máquina de lavar roupa permanecerá em 10%.
No caso dos móveis, a tributação será de 2,5%, sendo que os painéis subirão para 2,5%, as luminárias para 7% e o papel de parede continuará em 10%.
Carros
O IPI dos veículos foi alterado no início de janeiro. Os carros Motor 1.0 subiram para 2% e irá subir para 3,5% em abril. Já o Motor flex 1.0 e 2.0 subiu para 7% e passará para 9% no segundo trimestre. Os de Motor gasolina 1.0 e 2.0 está em 8% para 1.0 e 10% para 2.0.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.