IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

HSBC corta preço-alvo e rebaixa ação que subiu bastante em 2014; saiba qual

26/11/2014 14h30

SÃO PAULO – O Global Research do HSBC decidiu rebaixar as ações da Estácio (ESTC3), que tinham recomendação Overweight (maior peso na carteira) e agora foram para o patamar neutro. Para os analistas, a relação risco-benefício do investimento passa a ser desfavorável, uma vez que a busca por proteção em 2015 fez com que o setor de educação se tornasse uma aposta congestionada.

“Gente demais buscando abrigo; é hora de considerar o tamanho do guarda-chuva”, escreve o HSBC sobre a Estácio. “Essa ideia (de se aproveitar do crescimento no setor de educação) foi mantida até que as expectativas quanto à política macroeconômica e o PIB levaram os investidores a buscar ações defensivas. Nesse sentido, o setor de educação pode ser o menos correlacionado ao PIB. Entretanto, o bom senso nos lembra que ele não é tão grande e os investidores precisam considerar limites dessa aposta defensiva”, recomendam os analistas.

As aquisições realizadas pela Estácio impactaram nos resultados, mas o número de matriculados pós-fusão ficou cerca de 5% abaixo para a companhia, relata a instituição financeira.

O preço-alvo da Estácio também foi cortado pelos analistas, ele foi de R$ 29,50 por ação para R$ 28,00. “Embora as ações da Estácio não sejam voláteis com base na definição do HSBC, mantivemos o indicador de volatilidade (V) em nossa classificação, a fim de incorporar a visibilidade ainda baixa sobre o segmento não regulado e a forte volatilidade observada em termos de preços relativos ao programa "EAD mais", que vem reduzindo os preços médios no segmento de ensino à distância”, relatam os analistas.

Sobre os resultados da companhia, os analistas destacam que eles vieram abaixo do esperado em preços e volumes, o que afetou as projeções do HSBC para o médio e longo prazo. “No segmento tradicional, a Estácio continuou a aumentar a mensalidade média acima da inflação e a ganhar eficiência com base em um aumento no número de matriculados por campus, mas ficou abaixo de nossas estimativas no terceiro trimestre de 2014”, pondera ainda a instituição financeira.