ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Prefeitura de São Paulo lança portal de empregos voltado para negros

16/09/2015 15h34

SÃO PAULO – Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados, enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%.

Além disso, os afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados a chefia ou gerência e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca na mesma ocupação.

Para tentar reduzir essa disparidade, a Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (16), um portal voltado para os trabalhadores negros. O São Paulo Diverso oferece informações e ferramentas virtuais para aproximar trabalhadores afrodescendentes e empresas que possuem programas afirmativos. O objetivo é facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da divulgação de oportunidades de emprego e qualificação profissional.

Durante o evento de lançamento, o prefeito Fernando Haddad afirmou que as empresas notaram é a que a diversidade é boa para a economia, não é boa só para a sociedade. “Está provado que a diversidade favorece a criatividade, a inovação, olhares particulares em relação ao mesmo problema, portanto favorece as práticas que as empresas mais valorizam”.

A plataforma, desenvolvida em parceria entre Prefeitura, Microsoft e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), também reúne informações demográficas sobre a população afrodescendente na capital, com dados sobre distribuição de renda, gênero, idade e local de moradia.

Mais Economia