Bolsas

Câmbio

GRUPO TECE: Obra de Assis Valente ganha grande musical em São Paulo

GRUPO TECE

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 9 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- O espetáculo musical "Assis Valente - um musical brasileiro", de autoria de Zeno Wilde, com direção geral de Niveo Diegues, estreia dia 10/06/2016 às 21:30 no Teatro Maria Della Costa. A peça apresenta a história do artista e compositor Assis Valente, mostrando a sua vida na Lapa carioca entre as décadas de 1930 e 1950, onde o baiano tornou-se reconhecido e fez inúmeras amizades musicais com Aracy Cortes, Almirante, Carlos Galhardo, Araci de Almeida, Noel Rosa, Dorival Caimmy, Aurora e Carmem Miranda - fonte inspiradora de Assis Valente, seu fã e fiel amigo.

Figura extremamente complexa e controversa, Assis emplacou grandes sucessos musicais nas rádios em seu auge, como: "Minha embaixada chegou", "Camisa Listrada", "Boas Festas" e "Brasil Pandeiro", obtendo respeito entre os artistas daquele período como compositor de letras poéticas, intensas e de melodias bem construídas.

Por outro lado, sua vida pessoal sempre foi repleta de problemas financeiros, psicológicos e dúvidas sobre sua sexualidade com desequilíbrios emocionais repentinos. Tentou suicídio mais de uma vez até que, em 1958, com apenas 50 anos tira sua própria vida na praia do Russel, no Rio de Janeiro, deixando esposa, filha e uma legião de grandes amigos e fãs fervorosos sem entender suas motivações, já que seu sucesso se mantinha e se renovava a cada nova composição, lançamento ou concurso musical. A peça narra momentos curiosos e divertidos da vida deste grande artista brasileiro e pouco conhecido do grande público.

Com: GRUPO TECE - Teatro Contemporâneo Experimental da Oficina de Atores de São Paulo. Músicos Convidados: Paulo Pompeia e Diego Rodda.

Direção Musical: Luiza Albuquerques.

Produção: Andresa Retti

Direção Geral: Niveo Diegues

Serviço:

Teatro Maria Della Costa

Rua Paim 72- Bela Vista fone: 11-3256-9115

Ingressos Promocionais a preço único R$ 20,00

Temporada:  10/06 a 02/07 sextas feiras às 21h 30min e sábados às 19h

Duração: 85 mim.

Classificação: 12 anos

José de Assis Valente, nasceu em Santo Amaro, Bahia em 19 de março de 1911 e morreu no Rio de Janeiro, 6 de março de 1958. Já aos dez anos de idade revelava-se admirador de grandes poetas, como Castro Alves e Guerra Junqueiro, cujos versos declamava, encantando aos que ouviam. Em 1927 se muda para o Rio de Janeiro, onde se emprega como protético e consegue publicar alguns desenhos. Na década de 1930 compõe seus primeiros sambas. Muitas de suas composições alcançam o sucesso, nas vozes de grandes intérpretes da época, como Carmen Miranda, Orlando Silva, Carlos Galhardo e muitos outros.

Em princípios de 1941, casou-se com Nadili, com quem teve sua única filha, Nara Nadili nascida em 1942. Pouco depois o casal se separou. Em 13 de maio de 1941, no apogeu de sua carreira de compositor, se atirou do Corcovado e, milagrosamente, preso a um galho de árvore fora libertado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A 10 de março de 1958, desesperado com sua situação financeira, resolveu suicidar-se.

Em seus bolsos foram encontrados um par de óculos, uma carteira de identidade com o retrato rasgado, uma carta para a polícia e duas notas velhas de cinco cruzeiros. Na carta, entre outras coisas, esclarecia que morria por sua vontade, estando seriamente endividado e fazia um apelo ao público para que comprasse seu novo disco "Lamento". Pedia ainda a Ary Barroso que pagasse o aluguel atrasado de duas residências. E acrescentava: "Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos e de tudo".

Zeno Wilde Mendonça, nasceu em Aquidauna, no Mato Grosso do Sul, em 1947, e morreu em São Paulo, em 1998. Dramaturgo, cuja obra teatral se caracteriza por mostrar os conflitos entre as classes menos favorecidas, foi um dos expoentes de sua geração. Após formar-se pela Escola de Arte Dramática (EAD) , lança em 1980 seu primeiro e mais popular texto: "Blue Jeans", seguido por "O meu Guri", "Os Olhos cor de mel de James Jean", "Zero de Conduta", entre outros.

Por "Uma Lição Longe Demais" ele recebe os Prêmios APCA, Mambembe e APETESP de Melhor Autor, em 1986.  Em 1992, cria sobre Assis Valente, musical que mescla a vida e a obra do compositor: Salve o Prazer! Assis Valente. 

Contato:

Marcos Faria

marcos.faria@mediatarget.com.br  

Tel.: 11 2738-4991

FONTE GRUPO TECE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos