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Cartão de crédito mima ricos com aluguel de Ferrari, avião e pedido de casamento

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 06h00

Os cartões de crédito se tornaram, nos últimos anos, a porta de entrada de muitos brasileiros da classe C para o mercado de consumo.

Mas, para os ricos, as administradoras têm oferecido benefícios que vão muito além de um bom limite de crédito. A grande aposta das empresas para cativar os clientes endinheirados é o serviço de concierge.

O concierge é uma espécie de assistente pessoal de luxo que tem por missão ajudar o cliente nas mais diferentes situações. Ele está lá para atender às demandas mais simples, como reservar uma mesa em um restaurante, até as mais complexas, como criar o cenário e o momento perfeito para um pedido de casamento.

"O papel do concierge é administrar situações que o cliente levaria muito tempo para resolver", diz Fábio Estrella, vice-presidente de Relacionamento e Serviços do Consumidor da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Volta de Ferrari em Silverstone

Clientes que possuem cartões de crédito Mastercard Platinum ou Black têm acesso ao serviço, que funciona 24 horas e é gratuito. O cliente só paga pelo que de fato consumir. Não paga, por exemplo, pela reserva da mesa no restaurante, mas arcará com a despesa do almoço ou jantar.

Na Mastercard, a procura pelo serviço aumentou 200% entre 2009 e 2012, segundo Estrella. Para ele, o aumento mostra uma mudança no comportamento dos consumidores de elite. "Eles têm buscado mais experiências", diz.

O executivo diz que mais de metade dos pedidos feitos ao concierge se refere justamente a atividades cotidianas, mas que demandam tempo, como reservas de restaurantes e hotéis e compra de ingressos para shows.

Mas o número exclusivo de telefone que atende aos clientes do concierge também já recebeu solicitações menos cotidianas.

Uma cliente presenteou o marido com uma volta de Ferrari no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, o que exigiu jogo de cintura do funcionário do serviço de concierge para conseguir reservar o espaço.

Um executivo que perdeu um voo e precisava voltar com urgência ao Brasil conseguiu, por meio do serviço, alugar um jato para a viagem.

Pedido de casamento no intervalo da ópera

Os cartões Visa Platinum e Infinite também têm direito acesso ao concierge. O primeiro atende a clientes de alta renda; o segundo, a pessoas de altíssimo poder aquisitivo.

Entre os atendimentos mais diferenciados feitos pelo concierge da empresa, o diretor de produtos da Visa do Brasil, Felipe Maffei, cita o de um cliente que pediu ajuda para fazer um pedido de casamento.

"Sugerimos que ele levasse a noiva a uma ópera e, no intervalo da apresentação, ele fez o pedido no palco, com a orquestra tocando a música do casal", conta.

Outra cliente ligou para o serviço perguntando se poderiam ajudá-la a comprar uma bolsa Birkin, da grife Hermès. Ela já havia procurado a bolsa em várias lojas no Brasil, mas a fila de espera era de vários meses.

O concierge procurou a bolsa em lojas do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos, até que, depois de algumas semanas, encontrou um exemplar numa galeria de Buenos Aires, na Argentina.

"Hoje, não basta ter um cartão que é apenas um meio de pagamento e não oferece nenhum benefício", afirma Maffei. Não por acaso, neste ano a empresa passou a investir fortemente na divulgação do serviço, com anúncios na TV e em revistas.