Aumento de refeição fora do lar beneficia redes estrangeiras, diz consultor
O crescimento das refeições fora de casa tem beneficiado as redes estrangeiras de alimentação no Brasil. Empresas como Outback Steakhouse, Hooters e McDonald's têm, no país, algumas das unidades que mais faturam no mundo.
"O mercado de alimentação fora de casa cresceu a uma taxa média de 15% nos últimos anos", diz Enzo Donna, diretor da ECD, consultoria especializada em alimentação. A motivação, segundo ele, foi o aumento do poder aquisitivo da população.
O aumento das viagens ao exterior também têm beneficiado o setor, diz o especialista.
"O brasileiro já estava mais acostumado com o fast food tradicional, do qual fazem parte redes nacionais e internacionais, como McDonald's, Bob's, Burguer King, por exemplo. Mas agora eles também estão conhecendo mais o que se chama de 'casual fast'. Existe uma classe média muito forte, que viaja para fora, tem experiências nesses restaurantes e está sustentando esse segmento de mercado no Brasil", afirma Donna.
Outback e Hooters são exemplos do modelo "casual fast", caracterizado por restaurantes temáticos, com serviços adicionais.
"A taxa desse tipo de negócio no Brasil depende do ponto em que o restaurante está localizado e, sobretudo, de pessoas do ramo para gerenciá-los", diz o consultor.
Ele cita o exemplo do empresário Peter Rodenbek, que trouxe o McDonald's ao Brasil em 1979 e, mais tarde, foi responsável pela chegada do Outback, nos anos 1990.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.