IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Aumento de refeição fora do lar beneficia redes estrangeiras, diz consultor

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 06h00

O crescimento das refeições fora de casa tem beneficiado as redes estrangeiras de alimentação no Brasil. Empresas como Outback Steakhouse, Hooters e McDonald's têm, no país, algumas das unidades que mais faturam no mundo.

"O mercado de alimentação fora de casa cresceu a uma taxa média de 15% nos últimos anos", diz Enzo Donna, diretor da ECD, consultoria especializada em alimentação. A motivação, segundo ele, foi o aumento do poder aquisitivo da população.

O aumento das viagens ao exterior também têm beneficiado o setor, diz o especialista.

"O brasileiro já estava mais acostumado com o fast food tradicional, do qual fazem parte redes nacionais e internacionais, como McDonald's, Bob's, Burguer King, por exemplo. Mas agora eles também estão conhecendo mais o que se chama de 'casual fast'. Existe uma classe média muito forte, que viaja para fora, tem experiências nesses restaurantes e está sustentando esse segmento de mercado no Brasil", afirma Donna.

Outback e Hooters são exemplos do modelo "casual fast", caracterizado por restaurantes temáticos, com serviços adicionais.

"A taxa desse tipo de negócio no Brasil depende do ponto em que o restaurante está localizado e, sobretudo, de pessoas do ramo para gerenciá-los", diz o consultor.

Ele cita o exemplo do empresário Peter Rodenbek, que trouxe o McDonald's ao Brasil em 1979 e, mais tarde, foi responsável pela chegada do Outback, nos anos 1990.