Bolsas

Câmbio

Bancos não abrem nesta sexta-feira; veja como pagar conta ou consultar FGTS

Do UOL, em São Paulo

Os bancos de todo o país não abrem nesta sexta-feira (14) devido ao feriado nacional de Sexta-Feira Santa, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Quem tiver contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo), carnês e boletos com vencimento nessa data pode fazer o pagamento no próximo dia útil após o feriado, ou seja, na segunda-feira (17). Não haverá cobrança de multa. Normalmente, esses boletos já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados.

Outra opção para os clientes, informa a Febraban, é agendar o pagamento das contas ou, se tiverem código de barras, pagá-las nos caixas automáticos. Os bancos também oferecem o serviço de débito automático de contas.

Para realizar operações bancárias no feriado e final de semana, os clientes podem usar, por exemplo, caixas eletrônicos, internet banking e banco por telefone, que são os canais alternativos de atendimento.

Como consultar contas inativas do FGTS

Assim como todos os bancos, a Caixa Econômica Federal também não abre no feriado. Portanto, não será possível ir a uma agência para pedir informações ou tirar dúvidas sobre o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

No feriado, o trabalhador pode fazer a consulta por outros canais:

Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos