IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE proíbe entrada de frango de 20 frigoríficos do Brasil a partir de amanhã

Pedro Peduzzi

Da Agência Brasil

15/05/2018 13h59

Entra em vigor a partir desta quarta-feira (16) a proibição de importação de carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros --12 deles pertencentes à BRF-- pelos países que compõem a União Europeia.

A decisão foi tomada pela Comissão Europeia em abril, após a terceira etapa da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, com o objetivo de investigar denúncias de fraudes cometidas por empresários e fiscais agropecuários federais.

A Operação Trapaça --terceira fase da Carne Fraca-- teve como alvo a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão. O grupo é investigado por fraudar resultados de análises laboratoriais relacionados à contaminação pela bactéria Salmonella pullorum. Em nota, a BRF negou riscos para a saúde para população.

Com a limitação da exportação para o mercado europeu, a expectativa é de que aumente a oferta no mercado interno, o que tornará o frango mais barato momentaneamente para o consumidor brasileiro. Por outro lado, poderá resultar em demissões no setor.

Exportações para UE em queda

As vendas para a União Europeia já vinham apresentando quedas. De acordo com o Ministério da Agricultura, no ano passado, o Brasil exportou 201 mil toneladas para o bloco. Em 2007, chegou a exportar 417 mil toneladas. Em valores, no ano passado, foram exportados US$ 765 milhões em frango.

Projeção feita recentemente pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) indica que o embargo da União Europeia ao frango brasileiro deverá gerar, neste ano, perda de 30% sobre o total do produto exportado pelo Brasil para o bloco, que é composto por 28 países.

A decisão de embargo terá impacto em 20 frigoríficos de nove empresas. De acordo com a ABPA, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Ao longo de quatro décadas, o país embarcou mais de 60 milhões de toneladas de carne de frango, em mais de 2,4 milhões de contêineres para 203 países.

Brasil recorre à OMC

No final de abril, os ministros da Camex (Câmara de Comércio Exterior) autorizaram por unanimidade o início das tratativas de abertura de contencioso junto à OMC (Organização Mundial do Comércio), contestando barreiras impostas pela União Europeia à carne de frango brasileira.

Na manifestação, a Camex argumenta que, apesar de a comunidade europeia argumentar tratar-se de questão sanitária, bastaria aos frigoríficos brasileiros pagarem uma tarifa de 1.024 euros por tonelada e mandarem tudo como carne in natura (fresca), produto que entra no bloco sem problemas sanitários.

Guia do Churrasco: aprenda a fazer uma fraldinha suculenta

Nossa