ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Latam incorpora Multiplus e terá programa interno; pontos ficam 'intactos'

Do UOL, em São Paulo

05/09/2018 16h22Atualizada em 05/09/2018 17h59

A Latam anunciou nesta quarta-feira (5) que vai comprar as ações da Multiplus que estão na Bolsa de Valores (hoje, a Latam é dona de 72,7% da Multiplus e os outros 27,3% são de outros acionistas), incorporar a empresa e criar um novo programa de fidelidade, junto com o Latam Pass (atual programa de pontos da Latam Chile) e administrado internamente.

Segundo nota da Latam, "os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos". O programa tem 21,1 milhões de clientes, também de acordo com a aérea. Por telefone, a assessoria de imprensa da Latam informou ao UOL que nada muda para os consumidores por enquanto, mas não deu mais detalhes. 

O contrato de parceria entre Latam e Multiplus vence em 2024, mas a companhia aérea informou que espera comprar todas as ações da Multiplus dos acionistas até o começo de 2019.

Leia também:

Segundo a companhia aérea, "a aquisição da Multiplus e sua total integração à rede da Latam, juntamente com o Latam Pass [programa de fidelidade da Latam Chile], criarão o que a Latam estima ser o quarto maior programa de passageiro frequente e de fidelidade do mundo (medido pela quantidade de clientes)". 

Perda de mercado

A Latam Airlines disse que, apesar dos esforços coordenados com a Latam Airlines Brasil e a Multiplus, não foi possível reforçar a liderança da Multiplus no competitivo mercado brasileiro de pontos de fidelidade.

Em teleconferência com investidores para comentar a decisão, Claudia Sender, ex-presidente da Latam Brasil e atual vice-presidente sênior da área de clientes no mundo, afirmou que a administração interna do programa de fidelidade facilita a gestão de sua estratégia de receita, otimizando-a e tornando-a mais ágil em momentos de dificuldades impostas por questões como câmbio e preço de combustível.

O petróleo e o dólar mais caros jogam para cima os custos das companhias aéreas.

Dois programas diferentes

Desde a associação dos negócios entre a chilena LAN e a brasileira TAM, em 2012, as afiliadas da Latam Airlines Group têm operado dois programas de fidelidade separados e distintos.

A Multiplus opera o programa de fidelidade herdado da TAM, o Latam Fidelidade. O programa Latam Pass, sucessor do programa da Lan Pass da LAN, é o principal programa de passageiros frequentes na maioria dos mercados de língua espanhola da Latam.

Em maio, a Multiplus fechou com a Latam um acordo de internacionalização garantindo a ela exclusividade do programa de milhagem para o Brasil, Paraguai, América do Norte e Europa. Já a Latam Pass ficou com o direito de atuar exclusivamente no Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Bolívia, países da América Central e nos demais países e regiões não atendidos pela Multiplus.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias

Mais Economia