Latam incorpora Multiplus e terá programa interno; pontos ficam 'intactos'
A Latam anunciou nesta quarta-feira (5) que vai comprar as ações da Multiplus que estão na Bolsa de Valores (hoje, a Latam é dona de 72,7% da Multiplus e os outros 27,3% são de outros acionistas), incorporar a empresa e criar um novo programa de fidelidade, junto com o Latam Pass (atual programa de pontos da Latam Chile) e administrado internamente.
Segundo nota da Latam, "os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos". O programa tem 21,1 milhões de clientes, também de acordo com a aérea. Por telefone, a assessoria de imprensa da Latam informou ao UOL que nada muda para os consumidores por enquanto, mas não deu mais detalhes.
O contrato de parceria entre Latam e Multiplus vence em 2024, mas a companhia aérea informou que espera comprar todas as ações da Multiplus dos acionistas até o começo de 2019.
Leia também:
- Clube de milhas vale a pena ou é cilada?
- 10 erros que fazem gastar mais com passagem
- Quer economizar? Saiba usar programas de fidelidade
- Peso despenca, e vale a pena ir à Argentina
Segundo a companhia aérea, "a aquisição da Multiplus e sua total integração à rede da Latam, juntamente com o Latam Pass [programa de fidelidade da Latam Chile], criarão o que a Latam estima ser o quarto maior programa de passageiro frequente e de fidelidade do mundo (medido pela quantidade de clientes)".
Perda de mercado
A Latam Airlines disse que, apesar dos esforços coordenados com a Latam Airlines Brasil e a Multiplus, não foi possível reforçar a liderança da Multiplus no competitivo mercado brasileiro de pontos de fidelidade.
Em teleconferência com investidores para comentar a decisão, Claudia Sender, ex-presidente da Latam Brasil e atual vice-presidente sênior da área de clientes no mundo, afirmou que a administração interna do programa de fidelidade facilita a gestão de sua estratégia de receita, otimizando-a e tornando-a mais ágil em momentos de dificuldades impostas por questões como câmbio e preço de combustível.
O petróleo e o dólar mais caros jogam para cima os custos das companhias aéreas.
Dois programas diferentes
Desde a associação dos negócios entre a chilena LAN e a brasileira TAM, em 2012, as afiliadas da Latam Airlines Group têm operado dois programas de fidelidade separados e distintos.
A Multiplus opera o programa de fidelidade herdado da TAM, o Latam Fidelidade. O programa Latam Pass, sucessor do programa da Lan Pass da LAN, é o principal programa de passageiros frequentes na maioria dos mercados de língua espanhola da Latam.
Em maio, a Multiplus fechou com a Latam um acordo de internacionalização garantindo a ela exclusividade do programa de milhagem para o Brasil, Paraguai, América do Norte e Europa. Já a Latam Pass ficou com o direito de atuar exclusivamente no Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Bolívia, países da América Central e nos demais países e regiões não atendidos pela Multiplus.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.