IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão do Senado aprova indicação do Campos Neto para presidência do BC

Plenário do Senado deve votar a indicação de Roberto Campos Neto para o BC ainda hoje - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Plenário do Senado deve votar a indicação de Roberto Campos Neto para o BC ainda hoje Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

26/02/2019 15h23Atualizada em 26/02/2019 15h33

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou a indicação de Roberto Campos Neto para a presidência do Banco Central (BC) com 26 votos favoráveis e nenhum contra. 

Além dele, João Manoel Pinho de Mello e Bruno Serra Fernandes foram aprovados para as diretorias de Organização do Sistema Financeiro e de Política Monetária, respectivamente. 

A CAE também aprovou um requerimento de urgência para que os nomes dos três indicados sejam apreciados pelo plenário do Senado. A expectativa é de que isso seja aconteça ainda hoje.

Campos Neto afirmou durante a sabatina que trabalhará para aprovar a autonomia do BC. Tramitam no Congresso Nacional várias propostas para que o presidente e os diretores do órgão tenham mandato fixo. 

Atualmente, os dirigentes do BC não possuem mandato e podem ser exonerados pelo presidente da República a qualquer momento. Outra meta estabelecida por ele é de definir normas para a escolha de dirigentes de bancos públicos.

(Com Reuters)

Entenda o que é o spread e a relação com os juros pagos

UOL Notícias