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Procon autua Itaú por se recusar a receber pagamento de conta de água e luz

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/03/2019 13h21Atualizada em 14/03/2019 15h51

O Procon estadual do Rio de Janeiro autuou 39 agências do banco Itaú por irregularidades no atendimento aos clientes. De acordo com o órgão, as agências se recusavam a receber o pagamento de contas básicas (como água e luz), autenticavam comprovante de pagamento eletrônico em documento diferente do boleto de cobrança e ultrapassavam o tempo máximo de espera na fila do atendimento.

O Procon disse que recebeu diversas denúncias de clientes insatisfeitos com os serviços prestados, e que a fiscalização confirmou as reclamações.

As vistorias aconteceram nos últimos dias 12 e 13 de março, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias. Das 39 agências fiscalizadas, 37 foram notificadas por fazer a autenticação eletrônica em documento diferente do boleto de cobrança e 32 porque não recebiam o pagamento de contas de serviços essenciais.

Ainda segundo o Procon-RJ, oito agências excediam o tempo de espera na fila do atendimento exigido por lei (20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas e depois dos feriados).

Procurado pela reportagem, o Itaú disse, em nota, que "o pagamento de contas de consumo e impostos na boca do caixa depende de convênios entre as concessionárias, os órgãos públicos e o banco". Em relação às demais denúncias, a empresa não se manifestou.

O banco tem um prazo de até 15 dias para apresentar sua defesa na diretoria jurídica do Procon. Se não, está sujeito a multa de até R$ 3 milhões.

Leia a íntegra da resposta da empresa

"O pagamento de contas de consumo e impostos na boca do caixa depende de convênios entre as concessionárias, os órgãos públicos e o banco. Nos casos de convênios sem essa previsão, o Itaú Unibanco disponibiliza para o pagamento os caixas eletrônicos, aplicativos e o seu internet banking. O Itaú Unibanco utiliza as manifestações dos clientes e os apontamentos realizados pelos órgãos de defesa dos consumidores para melhorar os produtos, serviços e aprimorar a conveniência de suas agências".

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