IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual é o melhor cartão de crédito para universitário? Saiba escolher

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

04/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Tarifas de contas para universitários são menores, e não há necessidade de comprovar renda
  • Limites de crédito costumam ser mais baixos
  • Vantagens oferecidas variam; especialista recomenda pesquisar

A vida universitária pode ser marcada por boas lembranças, mas também por perrengues como falta de dinheiro. No início da vida adulta, pode ser difícil conseguir crédito na praça. É nessas horas que um cartão pode vir bem a calhar. Mas qual é o melhor cartão de crédito para universitário?

Para estudantes de nível superior, existe a conta universitária, onde é possível ter um cartão de crédito, mas há bancos que oferecem o cartão mesmo sem ter conta.

Os bancos costumam pedir o comprovante de matrícula em curso de ensino superior e, em alguns casos, há limite de idade para a abertura. Um diferencial importante é que não é necessário um comprovante de renda. Essa é uma das principais vantagens, segundo Rodrigo Alexandre, técnico e representante da Proteste, associação de defesa do consumidor.

Ele explica que os bancos oferecem esse produto, com mais benefícios, como forma de fidelizar o estudante, para que no futuro ele se torne um cliente como os demais.

Para quem não tem renda

Por não exigir comprovante de renda, a conta universitária é uma vantagem, principalmente, para estudantes que ainda não estão trabalhando.

Assim, é possível ter cartão de crédito mesmo sem um salário fixo, uma grande utilidade nessa fase da vida. Além disso, a anuidade costuma ser mais baixa do que a dos demais cartões, podendo inclusive ser zerada no começo.

Por outro lado, o limite de crédito também tende a ser mais baixo. Mesmo assim é preciso ficar atento para não entrar no vermelho. Há bancos que chegam a oferecer limites superiores a R$ 1.000.

Rodrigo Alexandre alerta para não perder o controle dos gastos. "Já que não tem renda, é preciso tomar cuidado maior para não acabar se endividando."

Para quem tem renda

O cartão universitário pode ser uma boa opção mesmo para quem já tem renda. Os bancos costumam oferecer limites maiores de crédito nesses casos. Isso, aliado à vantagem das tarifas mais baixas, pode tornar o produto atraente.

Nesses casos, porém, o especialista recomenda analisar se uma conta normal, sem ser universitária, não é mais vantajosa. Há opções no mercado de contas com taxas zeradas, por exemplo.

A escolha vai depender do seu perfil. Por exemplo: se a conta universitária oferece dez saques por mês sem cobrança de taxas no pacote de serviços, mas você costuma fazer 20, o valor cobrado por esses serviços a mais pode superar a vantagem nos descontos em anuidade do cartão, por exemplo.

Por isso, para encontrar qual é a melhor conta para você, o técnico da Proteste recomenda fazer igual a qualquer produto: pesquisar.

"Cada banco oferece vantagens específicas", afirmou. Entenda quais são os benefícios de cada um, as taxas cobradas, além de saber quais são suas necessidades, para descobrir o melhor para você.

Cartão internacional

Se viajar para o exterior está nos seus planos, os cartões universitários são uma boa opção porque, em geral, são internacionais

"Os bancos oferecem, até porque [os estudantes] podem usar o cartão se forem fazer um curso ou intercâmbio lá fora", afirmou Rodrigo Alexandre.

Além disso, para fazer compras pela internet em sites estrangeiros, é necessário ter um cartão internacional.

Há bancos que incluem outros benefícios no pacote, como linhas de crédito especiais para cursos, descontos em cinemas e teatro, e a permissão de continuar por algum tempo na modalidade mesmo após a formatura.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Entenda o que é o spread bancário e a relação com os juros que você paga

UOL Notícias