'Condições de governabilidade' preocupam instituições financeiras, diz BC
Os bancos e as financeiras estão mais preocupados com às condições de governabilidade do país, informou o BC (Banco Central) no Relatório de Estabilidade Financeira. O documento publicado hoje apontou que a continuidade da agenda de reformas também é uma preocupação.
"No âmbito doméstico, a Pesquisa de Estabilidade Financeira destaca o aumento da citação do risco exclusivamente político, relacionado às condições de governabilidade. Após a aprovação da reforma da Previdência, preocupações permanecem em relação à continuidade da agenda de reformas", afirmou.
A pesquisa foi feita em fevereiro, antes do agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil e da crise política.
Riscos no Legislativo e no Judiciário
O BC também afirmou no relatório que a aprovação de projetos no Congresso Nacional e decisões judiciais são um risco à estabilidade financeira.
"Períodos de tensão como o atual trazem o risco de se buscarem soluções que tentem resolver os problemas de famílias e empresas no curtíssimo prazo, via medidas legislativas ou judiciais, mas que podem gerar danos expressivos ao regular funcionamento dos mercados em momentos posteriores", informou o relatório.
Medidas para isentar o pagamento de dívidas ou que alteram preços e tarifas, informou o BC, aumentam a incerteza jurídica, afetam o mercado de crédito e o processo de recuperação da economia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.