Investimento em publicidade no Brasil cai 22% no 1° trimestre de 2020
No primeiro trimestre deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 2,9 bilhões. Comparados ao mesmo período em 2019, os números totais sofreram uma queda de 22,3% - no ano passado, o investimento em publicidade no período havia sido de R$ 3,8 bilhões. Os dados mostram os primeiros impactos da crise do coronavírus no mercado publicitário nacional.
Os dados foram divulgados hoje (04) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país. Todos os meios monitorados apresentaram quedas nas comparações dos primeiros três meses de 2019 com 2020.
As informações não contemplam toda a movimentação de mídia, mas sim os pedidos de inserção de 209 das maiores agências atuantes no Brasil. Os números apresentados também não contemplam os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.
Os investimentos em TV aberta continuam liderando o relatório, com 57,9% do bolo total. A internet é o segundo meio que mais recebe investimento (17,3%). A mídia exterior segue na terceira colocação, com 11,2% do total.
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