Dados do BC apontam retomada das compras com cartão de débito em junho
As compras diárias com cartão de débito registraram crescimento de 8% no dia 9 de junho de 2020 em comparação com a média das vendas com o cartão entre 5 de janeiro e 22 de fevereiro, segundo dados do BC (Banco Central). As datas iniciais correspondem ao período antes da crise e foram definidas pelos técnicos do BC como base de comparação para os resultados registrados durante a pandemia do coronavírus.
O diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, afirmou que os gastos com cartão de débito apresentaram recuperação a partir de maio. Os dados foram apresentados por Serra em seminário organizado pelo Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças.
Diferenças nos resultados por setor
Apesar do resultado geral positivo, há diferenças significativas nos dados apresentados por setores da economia. O BC analisou o desempenho individual de oito segmentos, levando em conta a mesma base de comparação dos gastos totais com cartão de débito. Em três deles houve crescimento e em outros cinco, queda nas vendas.
Os gastos cresceram nos setores de serviços e peças para veículos (7%), supermercados (31%) e material de construção (39%).
A retração foi registrada nos segmentos de postos de combustível (23%), cabeleireiros e similares (32%), vestuário e calçados (36%), restaurantes e similares (57%) e hotéis e similares (65%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.