IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa Tem: após atualização, usuários relatam problemas para acessar app

Pedro Henrique Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 12h48

Usuários do aplicativo Caixa Tem relataram problemas para acessar a plataforma após uma atualização na quinta-feira (16). O app dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600 por mês para enfrentar a crise do coronavírus. Para alguns, a atualização foi manual, mas para outros, automática, o que dificultou a identificação do problema.

Com a nova versão do aplicativo, alguns beneficiários do auxílio receberam, no aplicativo, instruções para procurarem agências da Caixa ou informações de que atingiram o limite de dispositivos.

A dona de casa Ciane Abreu, moradora de Italva (RJ), foi uma das atingidas pelo problema. Ela conta que desde quinta-feira o aplicativo não permite que ela faça login e pede que ela vá até uma das agências da Caixa para regularizar seu cadastro.

O aplicativo tem apresentado problemas apontados diariamente pelos beneficiários do auxílio emergencial, como fila para entrar no sistema e falha na hora de pagar contas ou ver o saldo, fazendo a Caixa realizar mudanças.

caixa tem atualização pede para ir até uma agência - Reprodução/Ciane Abreu - Reprodução/Ciane Abreu
Imagem: Reprodução/Ciane Abreu

"Procure uma agência da Caixa com seu documento de identificação para regularizar seu cadastro", diz a mensagem.

O mesmo aconteceu com a cabeleireira desempregada Yuri Samuel, de Pereira Barreto (SP). Ela também relata que acessava normalmente o aplicativo até antes da atualização.

"Incomodou um pouco", diz Yuri sobre ter que sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. Ela planejava ir a uma agência da Caixa para solucionar o problema. Em razão da covid-19, sair de casa sem extrema necessidade não é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ciane diz que "evita ao máximo" ir às ruas e que não tem certeza se pretende mesmo ir ao banco para regularizar seu cadastro. Pelo calendário divulgado pelo governo, ela só terá acesso a uma nova parcela do benefício em agosto.

quantidade de usuário erro caixa tem - Reprodução/Facebook/Hudson Paiva - Reprodução/Facebook/Hudson Paiva
Imagem: Reprodução/Facebook/Hudson Paiva

Outro problema apontado por alguns internautas é uma mensagem que informa: "Quantidade máxima de usuários atingida por este dispositivo."

Procurada pelo UOL, a Caixa informou que o aplicativo possui ferramentas contra fraudes e por esse motivo os usuários podem se deparar com esse tipo de mensagem.

Sobre a orientação de ter que ir até uma agência para resolver o problema, o banco informou que está correto e que os beneficiários devem seguir a instrução.

Veja a resposta da Caixa na íntegra:

A Caixa esclarece que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro.

O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais.

Adicionalmente, a área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os clientes.

Dessa forma, os usuários do Caixa Tem que receberem a mensagem "Procure uma agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro", devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta.

A Caixa, agente financeiro do maior programa de inclusão, financeira e digital do Brasil, já pagou mais de R$ 121 bilhões para 65,2 milhões de pessoas.

Além de garantir segurança financeira dos beneficiários, a ação de pagamentos da Caixa vem promovendo a maior operação de transferência de renda da história do país.