Estrela dos palcos e dos comerciais: Iza é a nova queridinha das marcas
Não há como escapar: você verá a cantora Iza em vários intervalos comerciais, ao assistir vídeos no YouTube ou ler notícias em seu site preferido. Atualmente, ela possui contratos "apenas" com 4 marcas: Devassa, Garnier, Smirnoff e TIM.
Entretanto, desde que surgiu no cenário musical nacional, em 2017, já estrelou campanhas de mais de uma dezena de empresas —entre elas as gigantes Apple, Brahma, Coca-Cola, Hering, Itaú e Natura.
Iza também é sucesso na rede social. Segundo dados fornecidos pela agência Spark, o número de seguidores da cantora no Instagram cresceu 60% em relação a outubro do ano passado —o que significa que, nesse intervalo, ela ganhou cerca de 5 milhões de novos fãs. Atualmente, 13,4 milhões de perfis a seguem na rede.
Nesse mesmo período, conforme dados da Tagger, plataforma de dados que avalia performance de criadores de conteúdo nas redes sociais, o total de engajamento com os posts da cantora cresceu mais de 70%, saindo de 145 mil para quase 250 mil interações.
As atuações de destaque na Rede Globo podem ser apontadas como um dos motivos para a decolagem da popularidade da cantora.
Ela é uma das juradas do reality show "The Voice Brasil", apresentou uma temporada do "Só Toca Top" e comandou o programa "Música Boa" no canal Multishow, que ainda foi exibido na Globo durante a pandemia.
Uma "plataforma de comunicação completa", aponta especialista
Mas não fica nisso. Segundo especialistas, o alcance de Iza vai muito além do que o dinâmico cenário da música —ou da publicidade, faculdade que, inclusive, a cantora chegou a cursar.
"A Iza brilha pelo conjunto da obra. É talentosa, criativa, expressiva. Ela reflete nas suas obras o espírito do tempo de uma forma excepcionalmente natural", declarou Ana Paula Passarelli, fundadora da Brunch, agência especializada em projetos de conteúdo com influenciadores (as).
Para Rafael Coca, sócio-fundador da agência Spark, especializada em marketing de influência digital, a cantora já se tornou "uma gigante plataforma de comunicação".
Iza é competente, versátil e poderosa, atributos aos quais todas as empresas querem se associar de alguma forma
"O desafio é conseguir manter a relevância dentro de um segmento tão competitivo como o da música. Iza conseguiu essa estabilidade mostrando-se uma artista atenta e ativa, no que diz respeito às discussões da sociedade atual. Além disso, é competente, versátil e poderosa, atributos aos quais todas as empresas querem se associar de alguma forma", afirmou Coca.
Em entrevista exclusiva ao UOL, Iza disse que fica feliz pelo fato de a música a ter levado para outros desafios.
O que me faz assinar um contrato é entender que estou me associando a um parceiro que é coerente, correto e que valoriza minha história
"É muito legal ver que, com o meu trabalho na música, eu consiga também mostrar quem eu sou a ponto de uma marca querer se relacionar comigo. Tudo isso é muito especial. E sempre amei publicidade", declarou.
Entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo
Nascida em Olaria, zona norte do Rio de Janeiro, a cantora de 30 anos também representa o espírito de "diversidade" que muitas marcas pretendem passar.
Na semana passada, foi escolhida como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo em 2020, segundo o ranking 'Most Influential People Of African Descent', premiação reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em maio deste ano, ela já havia sido escolhida pela ONU para lançar uma música, em parceria com o rapper norte-americano Maejor.
A canção foi tema da campanha global #BeTheOne, que destaca a causa dos refugiados e celebra a diversidade ao redor do mundo.
Este tipo de reconhecimento faz com que a cantora se preocupe com quais marcas ela se relaciona. "É sempre muito importante observar a história e os pilares da marca, se é uma marca que apoia a diversidade e é diversificada no seu meio de trabalho", afirmou a cantora.
Para Iza, as empresas precisam dividir os mesmos princípios que ela.
"O que me faz assinar um contrato é entender que eu estou me associando a um parceiro que é coerente, competente, correto e que também valoriza minha história. Já deixei de assinar contratos com marcas que não pensam como eu", disse ao UOL.
"A maior parte das marcas têm buscado refletir a diversidade em suas campanhas, mesmo que da porta para dentro a situação seja bem diferente. Mas isso está com os dias contados. O consumidor percebe quando há verdade —e quando a marca está tentando cumprir uma tabela para ficar bem no jogo", disse Ana Paula, da Brunch.
Representação da criatividade brasileira
Duas marcas que fecharam contratos com a cantora este ano foram TIM e Devassa. Para as duas empresas, atributos da cantora como 'criatividade' e 'versatilidade' foram extremamente importantes na escolha dela como garota-propaganda.
Segundo a TIM, a cantora era "exatamente" quem eles buscavam para transmitir os valores da operadora.
"Buscamos uma pessoa que combinasse com nossos valores (como coragem, respeito e liberdade) e que estivesse ligada à música. A Iza é uma mulher forte, antenada e que representa tudo que queremos comunicar", afirmou a empresa. A campanha com a cantora foi lançada em julho, com um contrato que vale por um ano.
"A TIM sempre teve a música no seu DNA. Ela ajuda a aliviar os momentos tensos do dia a dia e percebemos que as pessoas estão ávidas por entretenimento", afirmou Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil, no podcast Mídia e Marketing, do UOL, em maio deste ano.
A Devassa, por sua vez, faz uma parceria de co-criação com a cantora.
"Na nossa comunicação, buscamos muito além de garota ou garoto-propaganda. Buscamos pessoas que representam a criatividade brasileira, em suas diferentes vertentes. A Iza é uma parceira da marca, porque representa o espírito criativo brasileiro, a cultura e a autenticidade única do país", afirmou Gabriel D'Angelo Braz, diretor de marketing da Devassa.
Na semana passada, a marca lançou um novo comercial com a cantora, onde ela interpreta a música "Brasil Pandeiro", dos Novos Baianos, de 1972:
Mas ser o rosto de várias marcas não pode confundir o consumidor? Para o executivo da marca de cerveja, não. Segundo Gabriel, o fato de a Devassa ser mais uma do portfólio de parcerias da cantora é, na verdade, positivo.
"A força que a imagem da Iza tem conquistado, e que tem sido percebida por marcas, é o sinal de que fizemos a escolha certa", disse o responsável pelo marketing da cervejaria.
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