IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF investiga fraudes no INSS que teriam causado prejuízo de R$ 500 mil

INSS identificou pagamento irregular de auxílio doença - Getty Images
INSS identificou pagamento irregular de auxílio doença Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

23/02/2021 07h47

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Fiscela, que tem como objetivo desarticular um esquema de fraudes contra o INSS. A suspeita é que 40 benefícios indevidos de auxílio doença causaram prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil ao Erário.

Hoje de manhã foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de São Paulo. E também foram realizados sequestros de valores de contas bancárias de 31 pessoas, conforme decisão da Primeira Vara Federal de Campinas.

As investigações começaram em 2018, após apurações do próprio INSS apontarem irregularidades nas concessões de alguns benefícios. Depois dezenas de pessoas foram identificadas como possíveis envolvidas no caso. São funcionários que usavam documentação falsa para obter o benefício ilegal.

O nome da operação, Fiscela, que é um tipo de mordaça, faz referência ao fato de que funcionários de RH (recursos humanos) foram ameaçados, com a exigência de que ficassem calados e deixassem de prestar informações ao INSS.

Os investigados, na medida da culpabilidade, responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade documental e ameaça, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de reclusão.