Caiu a ficha do setor elétrico sobre aquecimento global, diz diretor da ONS
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, acredita que o setor elétrico passou a levar mais consideração a importância de temas ambientais como aquecimento global e mudanças climáticas.
Em entrevista ao jornal O Globo, Ciocchi disse que a tendência é que o setor aos poucos incorpore medidas para diminuir o impacto destas mudanças.
"Para o setor elétrico caiu a ficha de que a gente deve considerar aquecimento global e mudanças climáticas dentro das nossas avaliações de análises. Você não vai achar nenhum sistema elétrico no mundo que tenha isso como um parâmetro", disse.
"Acredito que as próximas versões (dos modelos) devem reforçar esse sentimento, não incorporando isso diretamente como poderíamos imaginar, mas criando salvaguardas maiores para que soframos menos com essas mudanças", completou.
Segundo o diretor, a preocupação do setor não é apenas com o impacto do clima na geração de energia hidroelétrica.
"Ter mais chuva ou menos já se fala. E a falta de vento? E se as mudanças climáticas afetarem os ventos? É um tema que deve ser tratado com muita ciência. Na dúvida, eu recomendo a diversificação de fontes", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.