Após encalhar no Canal de Suez, navio Ever Given chega ao destino final
Protagonista de um dos maiores congestionamentos marítimos da história, o navio Ever Given enfim chegou ao seu destino. Quatro meses depois de ter encalhado no Canal de Suez, que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo, o porta-contêineres chegou na manhã desta quinta-feira (29) no Porto de Roterdã, nos Países Baixos.
"Vê-lo foi um grande alívio", disse o diretor do porto, Hans Nagtegaal, à agência AFP. O Ever Given permanecerá em Roterdã até a próxima segunda-feira (2), quando partirá para Felixstowe, no Reino Unido.
O navio ficou encalhado no Canal de Suez entre os dias 23 e 29 de março, provocando um congestionamento de 422 embarcações em uma das principais rotas marítimas do planeta. O tráfego na via só foi normalizado cinco dias após a remoção do porta-contêineres, que ficou apreendido no Egito até 7 de julho.
A liberação só ocorreu após um acordo de indenização entre a Autoridade do Canal de Suez e a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, proprietária do navio.
Inicialmente, o governo egípcio havia cobrado um ressarcimento de US$ 916 milhões, mas depois reduziu a pedida para US$ 550 milhões. O valor final, no entanto, não foi divulgado.
*Com informações da Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.