IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após encalhar no Canal de Suez, navio Ever Given chega ao destino final

O navio Ever Given chegou na manhã desta quinta-feira (29) ao Porto de Roterdã, nos Países Baixos - REUTERS/Eva Plevier
O navio Ever Given chegou na manhã desta quinta-feira (29) ao Porto de Roterdã, nos Países Baixos Imagem: REUTERS/Eva Plevier

Do UOL, em São Paulo*

29/07/2021 08h52Atualizada em 29/07/2021 09h06

Protagonista de um dos maiores congestionamentos marítimos da história, o navio Ever Given enfim chegou ao seu destino. Quatro meses depois de ter encalhado no Canal de Suez, que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo, o porta-contêineres chegou na manhã desta quinta-feira (29) no Porto de Roterdã, nos Países Baixos.

"Vê-lo foi um grande alívio", disse o diretor do porto, Hans Nagtegaal, à agência AFP. O Ever Given permanecerá em Roterdã até a próxima segunda-feira (2), quando partirá para Felixstowe, no Reino Unido.

O navio ficou encalhado no Canal de Suez entre os dias 23 e 29 de março, provocando um congestionamento de 422 embarcações em uma das principais rotas marítimas do planeta. O tráfego na via só foi normalizado cinco dias após a remoção do porta-contêineres, que ficou apreendido no Egito até 7 de julho.

A liberação só ocorreu após um acordo de indenização entre a Autoridade do Canal de Suez e a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, proprietária do navio.

Inicialmente, o governo egípcio havia cobrado um ressarcimento de US$ 916 milhões, mas depois reduziu a pedida para US$ 550 milhões. O valor final, no entanto, não foi divulgado.

*Com informações da Ansa