Bolsonaro lamenta independência da Petrobras e volta a citar privatização
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citou a alta dos combustíveis no Brasil quando afirmou que, "infelizmente", a Petrobras é "independente". A petroleira tem feito aumentos sucessivos de preços nas refinarias que, ao final, têm resultado em encarecimento da gasolina para o consumidor. Ao mesmo tempo em que criticou a "independência" da empresa estatal, Bolsonaro voltou a defender a privatização da Petrobras.
As declarações foram dadas neste sábado (6), em Ponta Grossa (PR). Bolsonaro fez uma motociata entre Piraí do Sul (PR) e o Ponta Grossa.
"Sabemos da inflação, do aumento do combustível", iniciou o presidente, ao final do evento. "Sabemos da Petrobras. É independente, infelizmente, independente. Estamos buscando maneiras de, da nossa parte, ficar livre da Petrobras. Funciona bastante. Quem sabe a partir daí partir para a privatização."
O presidente ponderou que "isso não é mole". Lamentou mortes ocorridas na pandemia de coronavírus e os danos colaterais na economia causado pelas medidas usadas para preservar vidas com uso de isolamento físico na sociedade.
Desde janeiro, os sucessivos aumentos realizados por decisão da Petrobras repercutiram no bolso dos consumidores. Encher o tanque de um automóvel ficou R$ 87 mais caro.
Apesar de realizar esses aumentos, a Petrobras fez campanha para dizer que só seria responsável por uma parte do preço.
PEC vai "dobrar o Bolsa Família", diz Bolsonaro
Hoje, Bolsonaro ainda defendeu a PEC dos Precatórios, que permite parcelar dívidas não pagas do governo perante cidadãos e empresas. Ele destacou que o objetivo é levantar dinheiro "para dobrar o Bolsa Família".
Ele justificou a medida pelo fato de o país viver em tempos de inflação de combustíveis e alimentos. Mas disse que a culta do aumento de preços foi o isolamento social utilizado principalmente no ano passado para preservar vidas e evitar mais mortes por covid-19.
Bolsonaro destaca novas vagas no Supremo
Bolsonaro defendeu que seu governo fez mudanças benéficas à população, mas disse que elas acontecem aos poucos. Como exemplo, disse que "o Judiciário também tem renovação". "Quem se eleger presidente no ano que vem indica dois ministros do Supremo [Tribunal Federal]", afirmou.
Em grupos de whatsapp, participantes da motociata reclamavam do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Ele foi vaiado ao lado de Bolsonaro nesta semana.
Atento às divergências entre seus aliados, Bolsonaro disse que "cada um tem a sua opinião sobre ele", mas destacou que "o contato com ele tem sido excelente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.