IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia do PIB' cai 0,4% em outubro e 1,48% em um ano, mais que o esperado

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 09h06Atualizada em 15/12/2021 09h41

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia informal do PIB (Produto Interno Bruto), teve queda de 0,4% em outubro, na comparação com o mês anterior, com dados ajustados sazonalmente. Os dados foram divulgados hoje pelo Banco Central.

A queda foi mais forte do que a de 0,2% prevista por analistas em pesquisa da agência de notícias Reuters. Na comparação com outubro do ano passado, o indicador recuou 1,48%.

Em 12 meses, subiu 4,19% e, no acumulado do ano, o IBC-Br cresceu 4,99%.

No trimestre móvel até outubro, o IBC-Br recuou 0,94%. Nos três meses até outubro de 2021 sobre um ano antes, o índice registrou alta de 1,06%.

Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (13) mostrou que o mercado estima uma alta de 4,65% para o PIB em 2021 e, para 2022, uma expansão de 0,5%.

Já o Ministério da Economia estima alta no PIB de 5,1% este ano e de 2,1% no ano que vem.

Entenda o IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No início do mês, o IBGE divulgou que o PIB brasileiro encolheu pelo segundo trimestre consecutivo, e o Brasil entrou em recessão técnica. Segundo dados divulgados pelo IBGE, a queda foi de 0,1% em relação ao segundo trimestre.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

* Com Reuters