IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agências do Itaú voltam a atender das 10h às 16h a partir de janeiro

Protocolos como uso obrigatório de máscara e distanciamento de 1,5 metro serão mantidos nas agências - Getty Images
Protocolos como uso obrigatório de máscara e distanciamento de 1,5 metro serão mantidos nas agências Imagem: Getty Images

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 04h00

O Itaú Unibanco anunciou que vai retomar, a partir de 4 de janeiro de 2022, o horário de atendimento convencional nas agências físicas, das 10h às 16h. A mudança, segundo o banco, acompanha o movimento do setor, à medida que a vacinação avança e os casos de covid-19 estão diminuindo gradualmente no Brasil.

Os protocolos sanitários, como obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre pessoas e limitação da quantidade de clientes no interior das agências serão mantidos, mesmo com a extensão do horário.

"[Mas] Enquanto perdurar a pandemia, o Itaú orienta que os clientes priorizem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas dessa forma, como pagamento de títulos e boletos, negociação de dívidas, solicitação de segunda via de cartão, entre outros serviços", recomenda o Itaú.

Até 3 de janeiro, as agências seguirão funcionando das 10h às 14h, com atendimento preferencial para aposentados e pensionistas das 9h às 10h. Essa mudança foi uma das medidas adotadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para evitar aglomerações, em meio ao período mais crítico da pandemia.

Algumas agências, como aquelas localizadas em shopping centers, por exemplo, podem trabalhar com horários diferenciados. Os endereços e contatos de todas elas estão disponíveis em "Encontre a agência mais próxima".

Santander, BB e Caixa já voltaram

Agências de outros bancos já voltaram a operar normalmente ainda em 2021. Ao UOL, o Santander Brasil informou que o atendimento presencial das 10h às 16h está sendo feito desde outubro; no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, a retomada aconteceu no fim de novembro.

"Com o avanço da imunização, a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, o Banco do Brasil retomou o horário regular de atendimento ao público, das 10h às 16h, considerando excepcionalidades locais", explicou o BB, em nota.

Veja onde consultar o endereço e o horário de funcionamento das agências do Santander, do BB e da Caixa:

O UOL também procurou o Bradesco para perguntar sobre eventuais mudanças no horário de funcionamento e aguarda retorno.

31 de dezembro

Todos os bancos seguem o expediente indicado pela Febraban, que define 30 de dezembro como o último dia útil do ano para atendimento ao público. Isso significa que nenhuma agência funcionará na próxima sexta-feira (31).

"A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras", segundo a Febraban.

As transferências e pagamentos por Pix podem ser feitos normalmente durante todo o dia, em todas as instituições financeiras. Já operações de TED e DOC têm limitações de horário, que variam de banco para banco e podem ser consultados nos respectivos sites oficiais.

Todas as contas de consumo — como água, luz e telefone, por exemplo — com vencimento em 31 de dezembro poderão ser pagas no próximo dia útil, 3 de janeiro, sem acréscimo no valor. "Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais", explica a Febraban.