PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BC diz que retomará sistema que 'caça' dinheiro esquecido no dia 14/02

Sede do Banco Central em Brasília - REUTERS/Amanda Perobelli
Sede do Banco Central em Brasília
Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

Do UOL, em São Paulo

27/01/2022 18h40

O Banco Central anunciou hoje que irá retomar às consultas para o sistema que "caça" dinheiro esquecido em bancos somente no dia 14 de fevereiro. A informação foi publicada no site da autoridade monetária.

As consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas em 14 de fevereiro A capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança. A partir do dia 14/02/2022 você poderá consultar se possui valores a receber. Pedimos desculpas pelo transtorno. Comunicado do BC, em seu site

Na última segunda-feira (24), o site do Banco Central ficou fora do ar, após a instituição anunciar uma plataforma que libera consulta para cliente saber se tem dinheiro esquecido em algum banco.

O sistema —batizado de SVR (Sistema Valores a Receber)— permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro "esquecido" a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro. Os valores recuperados são transferidos pelas instituições financeiras via Pix em até 12 dias úteis.

A consulta é feita na página Minha Vida Financeira, dentro do site do BC, apenas usando o CPF ou CNPJ da empresa. Segundo o BC, as informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições, mas o órgão estima que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos nesta condição.

Apesar do "apagão", a autoridade monetária informou que 79 mil cidadãos conseguiram acessar o SVR no primeiro dia de funcionamento. Foram feitas 8,5 mil solicitações de devolução de recursos, totalizando R$ 900 mil. Para que o site do BC voltasse a funcionar normalmente, a instituição foi obrigada a pausar o SVR no começo de terça (25).