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Amil apresenta ações para atender planos de saúde transferidos para a APS

Alguns clientes de planos individuais e familiares da Amil foram transferidos para a APS em 2 de janeiro - Getty Images
Alguns clientes de planos individuais e familiares da Amil foram transferidos para a APS em 2 de janeiro Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2022 10h05Atualizada em 18/02/2022 11h34

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) convocou uma reunião com representantes da Amil e APS (Assistência Personalizada à Saúde) para apresentar um plano de ação para os clientes.

A Amil repassou mais de 337 mil planos de usuários de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná para duas empresas: a APS e o fundo de investimentos Fiord Capital. Em janeiro deste ano, a ANS registrou 2,7 mil reclamações contra a Amil. Entre 2019 e 2021, as reclamações saltaram de 19 mil para 28 mil, segundo levantamento feito pela agência a pedido da Folha.

Na última quarta (16), a Amil apresentou à ANSas medidas tomadas em prol de seus beneficiários. Entre elas, estão:

  • Redução do tempo de autorização para cirurgias eletivas com OPME (órtese, prótese e material especial) para 15 dias corridos e sem OPME para até 5 dias corridos;
  • Criação de célula de acolhimento para contato antecipado em 100% dos casos que teriam negativas relacionadas à rede credenciada. O objetivo é orientar o beneficiário e garantir que sua demanda seja atendida;
  • Adoção de novo fluxo para busca de rede, agendamento e direcionamento nas centrais de atendimento. Este novo fluxo contempla treinamentos, implementação de novas ferramentas e revisão de processos, por exemplo;
  • Suspensão temporária da exigência de autorização prévia para liberação de exames laboratoriais;
  • Redirecionamento automático dos beneficiários transferidos do portal APS para o portal Amil.

Mais comunicação

Além das ações já iniciadas, a Amil informou que ainda vai reforçar a comunicação com os clientes transferidos por meio de e-mail marketing, atualizar a base de prestadores não hospitalares da APS, hoje estimada em 25 mil, e reestruturar o portal da APS.

Durante a reunião de quarta (16), a ANS afirmou que continuará monitorando os prazos de atendimento e a assistência oferecida aos clientes.

Já a Amil disse que todos os seus canais de atendimento seguem disponíveis para os beneficiários transferidos para a APS e que investiu no aumento da capacidade de atendimento do SAC. (Veja telefones abaixo)

Contatos da Amil

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3004-1000
  • Outras cidades: 0800-706-2363
  • Ouvidoria: 3004-1094 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-721-1094 (demais cidades), de segunda a sexta-eira, das 8h às 18h

Contatos da ANS

  • Disque ANS: 0800-701-9656
  • Formulário eletrônico no portal www.gov.br/ans/pt-br
  • Central de atendimento para pessoas com deficiência auditiva: 0800-021-2105

A ANS orienta os beneficiários que procurem primeiro a Amil para solucionar problemas. Caso a situação não seja resolvida junto ao plano de saúde, a reclamação deve ser registrada na ANS por meio de seus canais de atendimento.

Vale lembrar que a transferência parcial da carteira de clientes da Amil foi autorizada pela ANS para os beneficiários de planos individuais e familiares residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Os clientes de planos individuais e familiares residentes em outros estados, bem como os de planos coletivos, não foram transferidos e permanecem na Amil.