Logo de substituto do McDonald's na Rússia vira piada nas redes sociais
A rede Uncle Vanya's, que deve assumir os mais de 800 restaurantes que antes eram da McDonald's e agora estão abandonados na Rússia por causa do boicote à guerra, divulgou uma logomarca que virou piada nas redes sociais por sua semelhança com os arcos dourados da empresa norte-americana de fast food.
Segundo o jornal britânico The Independent, a foto do logo foi divulgada pelo serviço federal de propriedade intelectual da Rússia, que cuida de patentes, e mostra um "b" no alfabeto cirílico, que se pronuncia como um "v", de "Vanya's".
A semelhança apontada nas redes é que o B é formado pelo tradicional "M" ostentado nos restaurantes da McDonald's mundialmente, só que deitado.
"Eles literalmente só viraram o logo da McDonald's de lado e o colocaram em um retângulo. Isso é brincadeira, certo?", questionou um dos internautas ao comentar o assunto no Twitter.
"Eles não conseguiram nem chamar um designer gráfico para recriar o logo? Dá para ver que eles baixaram a imagem online e fizeram umas adições", disse outra.
De acordo com a agência de notícias ucraniana Nexta, um pedido de registro de marca para a rede Uncle Vanya's foi feito na semana passada junto às autoridades russas. Um grupo de empresários do país comandado por Putin estaria liderando a implementação do restaurante na nação. A expectativa é de que os produtos sejam "100% russos".
Segundo um site de franquias com o endereço da lituana, o restaurante Uncle Vanya's trabalha com "cozinha clássica russa com uma interpretação moderna" e foi fundado em 2013. Não há mais informações sobre a marca.
Procurado pelo The Independent e pelo jornal Daily Star, o McDonald's não se pronunciou sobre o caso.
Saída da McDonalds gerou filas no país
O McDonald's foi uma das marcas internacionais que anunciou a saída da Rússia após o início da invasão à Ucrânia em 24 de fevereiro.
"Nossos valores mostram que não podemos ignorar o sofrimento humano causado à Ucrânia", explicou em uma carta aberta aos empregados russos o CEO da marca, Chris Kempczinski, ao anunciar a decisão de fechar todas as lojas do país no dia 8 de março.
Ele disse não saber se as lojas voltarão a funcionar algum dia, mas garantiu que os salários dos 62 mil empregados no país continuariam sendo pagos.
Com o fechamento da rede de fast-food, uma comoção tomou parte do país. Fotos publicadas nas redes mostraram clientes russos na porta de algumas lojas do McDonald's e alguns estocando hambúrgueres em congeladores. Em uma plataforma russa de classificados, a Ativo, era possível ver hambúrgueres, bebidas e pacotes individuais de molho sendo comercializados. Um dos vendedores chegava a pedir 104 mil rublos, o equivalente a R$ 4,4 mil, por uma torta frita de cereja.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.