IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF faz ação para apurar supostas fraudes em consórcios do Banco do Brasil

Imagem de arquvio de carro da Polícia Federal; 20 policiais cumprem mandados em SP, DF e PR - Divulgação/Polícia Federal
Imagem de arquvio de carro da Polícia Federal; 20 policiais cumprem mandados em SP, DF e PR Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 09h00Atualizada em 06/04/2022 10h25

A PF (Polícia Federal) realiza, hoje, uma operação para investigar suposta gestão fraudulenta na BB Consórcio. A ação foi batizada de "Consórcio 200", e cerca de 20 policiais cumprem 8 mandados de busca e apreensão em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.

Segundo a PF, o inquérito, instaurado no ano passado, teve origem após o BB (Banco do Brasil) encaminhar uma notícia crime como resultado da auditoria de duas operações do consórcio, no valor de R$ 100 milhões, aprovadas como consórcio de veículos, mas utilizada para outros fins.

O pagamento, conforme a corporação, não foi executado de forma regular, o que obrigou o banco a cobrir parte do contrato.

Ainda de acordo com a PF, a operação financeira pode ser caracterizada como gestão fraudulenta, crime contra o sistema financeiro nacional, cuja pena varia de três a doze anos de prisão, além de multa.

Em nota ao UOL, o Banco do Brasil informou que, assim que identificou irregularidades em sua subsidiária BB Consórcios, informou às autoridades policiais. "O BB continua contribuindo com as investigações e tem se colocado sempre à disposição das autoridades competentes."