IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-líder soviético, Gorbachev fez propaganda para Pizza Hut e Louis Vuitton

Mikhail Gorbachev, visto aqui levantando uma taça em 26 de dezembro de 1991 em sua festa de despedida, era um líder enérgico, mas indeciso - GETTY IMAGES
Mikhail Gorbachev, visto aqui levantando uma taça em 26 de dezembro de 1991 em sua festa de despedida, era um líder enérgico, mas indeciso Imagem: GETTY IMAGES

Do UOL*, em São Paulo

30/08/2022 22h09Atualizada em 31/08/2022 11h07

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, que morreu nesta terça-feira (30) aos 91 anos, além de um importante nome da política mundial, foi também a cara de propagandas da rede Pizza Hut e da grife de luxo Louis Vuitton. Gorbachev estava internado no Hospital Clínico Central de Moscou, na Rússia, mas a causa da morte não foi divulgada.

Em 1997, Gorbachev esteve na campanha de TV da Pizza Hut. Seis anos após deixar a presidência, o líder da URSS participou de um comercial para a empresa de fast food norte-americana.

As imagens mostram Gorbachev andando pela Praça Vermelha acompanhado por uma criança, e depois entrando em uma loja da franquia da pizzaria. No local, todos reparam a chegada do político, e começam a debater suas decisões políticas.

Primeiro, um cliente diz que "por causa dele temos uma confusão econômica" e "instabilidade política". Ao que outra pessoa da mesa responde: "por causa dele, nós temos oportunidade" e "liberdade".

Uma mulher, então, interrompe a discussão dizendo que "por causa" de Gorbachev eles têm "muitas coisas, como Pizza Hut". Todos, então, comemoram gritando o nome do ex-líder soviético.

Em 2007, a participação foi na propaganda da grife Louis Vuitton. A foto de Gorbachev foi feita dentro do carro, passando ao lado do muro de Berlim, pela fotógrafa Annie Leibovitz. Foi o próprio político que sugeriu posar no local, segundo o diretor de comunicações do grupo informou à época.

Ago.2007 - O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev em campanha da marca Louis Vuitton - Reprodução - Reprodução
Ago.2007 - O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev em campanha da marca Louis Vuitton
Imagem: Reprodução

A ideia da campanha era colocar a linha de malas de viagem em evidência, e atingir um público mais amplo, incluindo o masculino. As fotos foram publicadas na Rússia a partir de setembro daquele ano.

A marca fez uma doação à organização Cruz Verde Internacional, fundada e presidida por Gorbachev, para convencê-lo a participar. O nome do grupo, inclusive, apareceu na campanha.


A história do líder da URSS

Gorbachev foi responsável por encerrar a Guerra Fria sem derramamento de sangue. O líder esteve à frente da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) entre os anos de 1985 e 1991 como secretário-geral do Comitê Central do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) e, depois, como presidente da URSS.

Ele anunciou o término de suas atividades no cargo após a assinatura dos Acordos de Belovezhskaya em 25 dezembro de 1991. A data marcou o fim do império soviético, o que Vladimir Putin já chamou de "maior catástrofe geopolítica do século XX".

Gorbachev negociou acordos de redução de armas com os Estados Unidos e parcerias com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a Segunda Guerra Mundial e trazer a reunificação da Alemanha.

Quando protestos pró-democracia varreram as nações do bloco soviético da Europa Oriental comunista em 1989, ele se absteve de usar a força —ao contrário de líderes anteriores do Kremlin que enviaram tanques para esmagar revoltas na Hungria em 1956 e na Tchecoslováquia em 1968.

Mas os protestos alimentaram aspirações de autonomia nas 15 repúblicas da União Soviética, que se desintegraram nos dois anos seguintes de forma caótica.

*Com informações das agências de notícias Reuters, AFP e BBC