IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro mente em propaganda eleitoral ao dizer que criou o Pix

Jair Bolsonaro diz, em propaganda eleitoral, que seu governo criou o Pix; afirmação é enganosa - Reprodução
Jair Bolsonaro diz, em propaganda eleitoral, que seu governo criou o Pix; afirmação é enganosa Imagem: Reprodução
Anna Satie e Weudson Ribeiro

Do UOL, em São Paulo e Brasília

31/08/2022 16h02

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a mentir ao dizer que criou o Pix em vídeo veiculado durante a propaganda eleitoral obrigatória e disponível no canal dele no YouTube.

"Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos", diz ele na gravação de 30 segundos. "É o nosso governo inovando".

O presidente não esteve envolvido na criação do sistema de pagamentos instantâneos. O Banco Central iniciou o processo de criação da plataforma em 2018, durante o governo Michel Temer. O presidente do BC na época era o economista Ilan Goldfajn. Em maio de 2018, cinco meses antes de Bolsonaro ser eleito, o BC criou um Grupo de Trabalho denominado "Pagamentos Instantâneos" para produzir as especificações do sistema que viria a ser o Pix.

Integrantes da equipe responsável pelo Pix no BC dizem que, "em conceito, a ferramenta já existia desde 2016", três anos antes de o economista Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro em 2019, assumir a presidência do órgão.

Quando Bolsonaro foi abordado por apoiador sobre o modelo de pagamento pela primeira vez em 2020, ele demonstrou não saber do que se tratava. Na ocasião, ele achou que Pix fosse algo relacionado à aviação civil. Veja:

Bolsonaro então afirmou que não sabia do que se tratava. "Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto", disse.

Seis meses após a sua implantação, o presidente ainda não tinha usado o pagamento instantâneo. Em live, ele disse que não usava o sistema. "Não tenho, tô a fim de fazer um aí. Cai dinheiro na conta da gente de graça? Se pedir, o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí", disse.