IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes critica radicais: Ideal é cada poder controlar os excessos

6.out.2022 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante coletiva no Palácio do Planalto - Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
6.out.2022 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante coletiva no Palácio do Planalto Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/12/2022 15h53Atualizada em 15/12/2022 15h55

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou "as paixões" e o que considera excesso na política. As falas do ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreram na entrega do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O que Guedes falou

Excessos: "Sempre tem alguém fora das quatro linhas [da Constituição], fora da caixinha, cometendo excesso e a democracia tem que pescar e ir lá buscar o cara. Toda hora tem alguém, seja do Legislativo, do Judiciário. O ideal é que cada Casa controlasse o excesso".

Paixões políticas: "Curiosamente, na hora que [as pessoas] estão saindo da miséria estão querendo mergulhar na miséria de novo. Peraí, cara, não vamos andar para trás. Não vamos jogar fora o conhecimento que acumulamos por paixões políticas".

Crítica ao uso da máquina pública: "Minha última observação era da perspectiva de um futuro diferente para o Brasil ao longo do caminho da prosperidade, em que você tem essa alternância de poder, mas não o uso da máquina [pública] para se perpetuar, em que mexe em regra para se perpetuar, isso não é civilizatório".

O evento

A entrega de homenagens contou com pronunciamentos também de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, Adolfo Sachsida, ministro de Estado de Minas e Energia, e Erik Figueiredo, presidente do Ipea.