Oxxo revê estratégia e agora ensina a pronúncia da marca: 'Ó-quis-sô'
A rede de mercados Oxxo (lê-se "ó-quis-sô") começou a ensinar os clientes a pronúncia correta do nome da marca menos de seis meses após dizer que não se importava com as muitas variações. Agora, as fachadas dos mercadinhos exibem o novo slogan "Se fala ó-quis-sô e tá sempre próximo".
Oxxo revisou posicionamento da marca
- A frase "Se fala ó-qui-so e tá sempre próximo" substituiu "Mercado aberto 24h por dia" e já pode ser vista em várias unidades da marca que chegou a São Paulo pelo Grupo Nós, uma sociedade entre Femsa e Raízen.
- Presente no Brasil há dois anos, a rede mexicana Oxxo virou piada nas redes sociais pela rápida expansão e pelas dúvidas de como pronunciar o nome da marca.
- Em entrevista ao UOL publicada em julho, Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo Nós, havia dito que não havia problema com a pronúncia errada (muita gente chama de "ôsho").
Não vemos nenhum problema porque não importa como o cliente vai falar. O que importa é o cliente satisfeito com os produtos
Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo do Nós
'Não tem a ver com segurança'
- Patuzzo disse à Folha de S.Paulo que a mudança não tem a ver com questão de segurança, já que 20% das lojas deixaram de operar 24 horas por dia.
- Clientes questionam nas redes por que muitas unidades fecham antes da meia-noite. Relatos de roubos e arrastões pipocaram nas últimas semanas.
Algumas das nossas lojas não vão funcionar 24 horas, mas são uma minoria. Imagina que no centro de São Paulo é possível andar em um raio de 500 metros e encontrar seis, sete, oito lojas. Não faz sentido manter todas elas abertas
Rodrigo Patuzzo, em conversa com o UOL em julho
É importante ensinar como se diz Oxxo?
- Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), diz que mais importante do que explicar a pronúncia do nome de uma empresa é mostrar como o consumidor será recebido por ela.
- Na sua avaliação, é desnecessário investir muito tempo nisso.
- O Oxxo reforçou a necessidade de estabelecer esse diálogo com o público, construindo "proximidade cada vez maior" com seus clientes.
O seu intuito [da campanha] é sanar uma dúvida recorrente e natural de seus consumidores desde a chegada da marca no Brasil, observada, principalmente, no ambiente digital. A campanha terá continuidade com reforço digital animado e divertido ao longo dos próximos meses, conversando com o cliente e entrando no cotidiano das redes sociais.
Oxxo, em nota enviada
A campanha iniciou com ações nas redes sociais do Oxxo. Enquanto no LinkedIn a iniciativa foi elogiada, usuários do Instagram afirmaram, brincando, que não vão falar a pronúncia correta da marca.
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