IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eventual mudança na lei trabalhista preocupa, diz diretor do Fogo de Chão

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 14h40

O governo Lula precisa fazer uma ampla discussão antes de mexer na reforma trabalhista. É o que diz o diretor geral da churrascaria Fogo de Chão no Brasil, Paulo Antunes, em entrevista ao UOL Líderes.

Ele também falou sobre:

  • Os planos de expansão da churrascaria no Brasil
  • Inflação e os desafios dos restaurantes pós-pandemia
  • As mais de 400 demissões que a empresa fez na pandemia
  • O wagyu, conhecido como a carne mais cara do mundo

Ouça a íntegra da entrevista no podcast UOL Líderes. Você também pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube. Veja a seguir destaques da entrevista:

Planos de expansão no Brasil

O objetivo é ter entre 15 e 18 lojas em cinco anos. Hoje são oito. O que vai permitir essa expansão é o número de opções que passamos a oferecer. Antes as pessoas não iam ao Fogo de Chão para tomar uma caipirinha. Hoje podem ir para um happy hour, comer um hambúrguer, fumar um charuto. Podem ir para uma celebração ou uma refeição mais rápida.

Wagyu, a carne mais cara do mundo

O wagyu é uma carne proveniente de uma raça específica que, se criada da maneira correta, desenvolve um entremeado de gordura que, quando você assa, o sabor da carne é inigualável, assim como a maciez. Aquilo é a experiência máxima da carne. Com um bom vinho, é difícil bater.

Paulo Antunes, diretor geral da churrascaria Fogo de Chão no Brasil - Simon Plestenjak e Editoria de Arte/UOL - Simon Plestenjak e Editoria de Arte/UOL
Paulo Antunes, diretor geral da churrascaria Fogo de Chão no Brasil
Imagem: Simon Plestenjak e Editoria de Arte/UOL

Desafios dos restaurantes após a pandemia

O primeiro desafio é lidar com a inflação. Os restaurantes precisam de alguns anos para conseguir equilibrar a margem que tinham antes da pandemia. O segundo: para muitas empresas, a pandemia gerou um nível de endividamento substancial, então é preciso trabalhar esses compromissos.

Mudanças na reforma trabalhista

Precisa ser feita uma ampla discussão antes de o novo governo tocar a reforma. Vejo com alguma preocupação e ansiedade que se mexa em algo que está funcionando. Tem que ter muito debate antes de alguma mudança em algo que, para o nosso setor, veio contribuir nesses últimos anos.

Demissão de 420 funcionários na pandemia

Tomamos a decisão visando duas coisas: primeiro um impacto rápido no nosso caixa. Segundo, por incrível que pareça, foi olhando a equipe. Dois terços do ganho médio de uma pessoa que trabalha em restaurante vêm da gorjeta. Se o restaurante ia ficar fechado, o ganho desligado seria maior do que o dos que estavam trabalhando. Foi a melhor decisão pensando nas duas partes, empresa e colaborador.

Quem é Paulo Antunes

Nome completo: Paulo Cesar de Azevedo Antunes
Data de nascimento: 13/05/1970
Nome oficial do cargo atual na empresa: Country Manager
Cargos de destaque na carreira: 15 anos na gráfica Alphagraphics (últimos anos como diretor geral), 8 anos como CEO do Fasano Hotéis e Restaurantes
Cidades em que morou: Somente São Paulo
Ensino médio: Colégio Santa Cruz
Graduação e pós: Administração de Empresas na FAAP e pós-graduação na FGV-SP
Família: Esposa Simone (cirurgiã-dentista) e 3 filhos, Julia (19), Rafael (19) e Carolina (15)
Hobbies: Andar de bicicleta à noite pela cidade em grupo, apreciar uma boa mesa com esposa, filhos e amigos
Projetos pessoais: Tenho investimento em óticas populares e em breve a empresa lançará uma ótica para classe A/B
Livro: "Empresas Feitas Para Vencer", de Jim Collins. Ilustra bem a atitude de empresas e CEOs de sucesso sem fórmulas mágicas, e sim fruto de pesquisa sobre empresas listadas em bolsa e com detalhes de suas estratégias.
Filme: "A lista de Schindler", do diretor Steven Spielberg. Filme muito tocante e brutal, mostra o lado humano e a transformação de uma pessoa tocada por uma causa.
Time de futebol: Brasil (mesmo com a recente campanha)

Como é o Fogo de Chão

Número de funcionários diretos da empresa: 600
Países onde atua: Estados Unidos, Brasil, México e países do Oriente Médio
Faturamento: Não divulga
Principais concorrentes: Pobre Juan, NB Steak, Barbacoa
Ano de fundação: 1979