IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Lula adia viagem à Bahia para relançar 'Minha Casa, Minha Vida'

O presidente Lula (PT) - Adriano Machado/REUTERS
O presidente Lula (PT) Imagem: Adriano Machado/REUTERS

Do UOL*, em São Paulo

16/01/2023 20h45Atualizada em 16/01/2023 21h49

O presidente realizaria a agenda no dia 20 deste mês.

O adiamento foi confirmado pelo gabinete do ministro da Casa Civil. "Uma nova data será divulgada em momento oportuno", diz o comunicado.

Nenhum motivo oficial foi informado para o cancelamento da viagem a Feira de Santana, na Bahia. Procurada, a assessoria de Lula não deu detalhes.

Casas precisam de reformas. A avaliação da Casa Civil é de que as casas que seriam entregues pelo presidente possuem diversos problemas de estrutura e precisam passar por reformas, "que devem levar mais de 30 dias".

Dos 4.000 imóveis prontos, apenas 1.400 estariam aptos para distribuição.

Escolha simbólica. Iniciar a entrega de cerca das moradias pela Bahia seria uma forma do governo Lula prestigiar o local onde o presidente teve 72% dos votos no segundo turno.

A escolha por Feira de Santana foi articulada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para fortalecer o PT na cidade, a segunda maior da Bahia em termos populacionais e nunca governada pelo partido. Costa foi governador da Bahia por dois mandatos, entre 2015 e 2022.

Compromissos no Brasil antes de viagem ao exterior. Rui Costa disse no começo do mês que Lula havia pedido aos seus ministros organizem agendas para ele em dois estados antes da viagem para a Argentina, em 24 de janeiro —o compromisso no exterior marca a volta do Brasil à Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

(Com Estadão Conteúdo)