IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Davos: governo quer reforma do Imposto de Renda no 2º semestre, diz Haddad

Do UOL, em São Paulo*

17/01/2023 10h49

A declaração foi dada pelo ministro da Fazenda durante painel do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

No segundo semestre, nós queremos votar uma reforma tributária sobre a renda para desonerar as camadas mais pobres do imposto e onerar quem hoje não paga imposto, muita gente no Brasil não paga imposto, precisamos reequilibrar o sistema tributário para melhorar a distribuição de renda." Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda

Em sua participação, Haddad também disse que o governo vai conseguir zerar o déficit primário se as despesas e receitas federais voltarem aos níveis pré-pandemia da covid-19.

Déficit primário é o resultado negativo das contas da União, desconsiderando os gastos com o pagamento de juros.

Novo arcabouço fiscal. Em conversa com jornalistas mais cedo, Haddad disse que pretende apresentar uma nova proposta até abril.

O objetivo é, segundo Haddad, fazer "algo estrutural". "É isso que vai dar sustentabilidade", afirmou.

De acordo com o ministro, isso é "pressuposto do desenvolvimento, mas não é um "fim em si mesmo".

O [arcabouço] fiscal é uma parte da lição de casa, mas não é a agenda econômica completa se você for pensar em desenvolvimento."

Segundo Haddad, esse é o recado que vai levar a investidores internacionais durante almoço do Itaú Unibanco, que acontece em Davos hoje.

Lula nos EUA. Sobre a agenda internacional do governo Lula, Haddad reafirmou que uma viagem aos Estados Unidos está programada para fevereiro e que deve acompanhá-lo.

"Se envolver assuntos econômicos, devo acompanhá-lo", afirmou o ministro.

* Com informações da Reuters e da Agência Estado