Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Lula se reúne com sindicalistas para debater aumento do salário mínimo

17.jan.2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante assinatura de medidas econômicas - 17.jan.2023 - Pedro Ladeira/Folhapress
17.jan.2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante assinatura de medidas econômicas Imagem: 17.jan.2023 - Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em Brasília

18/01/2023 08h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com cerca de 600 representantes de dez centrais sindicais na manhã desta quarta-feira (18) em Brasília para discutir uma política de valorização do salário mínimo.

Outras pautas trabalhistas serão discutidas no encontro, como a regulamentação de trabalhadores por aplicativos e a negociação coletiva dos sindicatos. Depois do evento, Lula deve assinar portaria que cria um grupo de trabalho para analisar propostas de valorização permanente do salário mínimo.

Valorização do salário mínimo

  • O aumento real do salário mínimo ocorre quando o reajuste oferece ganho acima da inflação.
  • Durante os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, o valor foi corrigido por um cálculo que considerava a inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB de dois anos antes.
  • Em 2011, Dilma transformou a regra em lei e instituiu uma política de valorização do piso até 2014.
  • Ela repetiu a iniciativa em 2015 e estendeu a medida até 2019.
  • Desde 2019, não há mais lei atrelando o resultado do PIB à correção do salário. Na época, a avaliação do governo foi de que o reajuste real prejudicaria as contas públicas.

Qual o valor hoje?

Retomaremos a política de valorização do salário mínimo para recuperar o do poder de compra de trabalhadores
Lula, em campanha eleitoral, em junho de 2022

O que mais vai ser discutido na reunião?

  • Lula deve anunciar a criação em até 30 dias de um grupo para regulamentar o trabalho por meio de aplicativos, como o de entregadores e motoristas.
  • As centrais sindicais também vão discutir com o presidente a valorização da negociação coletiva feita pelos sindicatos.