IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quem se cadastrou de forma indevida no CadÚnico pode pedir para sair

Novidade vale para cadastros unipessoais, isto é, de quem afirmou morar sozinho, mas mora com a família - Divulgação/Ministério do Desenvolvimento
Novidade vale para cadastros unipessoais, isto é, de quem afirmou morar sozinho, mas mora com a família Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 14h38Atualizada em 17/02/2023 14h38

Pessoas que se inscreveram de forma errada no CadÚnico (Cadastro Único) agora podem voluntariamente pedir a exclusão pelo computador ou celular, sem a necessidade de ir até uma unidade de atendimento.

A novidade vale para cadastros unipessoais. Isto é, de quem afirmou morar sozinho, mas, na verdade, mora com a família e poderia estar recebendo benefícios de forma indevida.

A ferramenta está ativa desde o último dia 15 e funciona apenas nos dias úteis, das 7h às 21h. O objetivo, segundo o governo federal, é estimular a saída voluntária do CadÚnico daquelas pessoas que foram incorretamente induzidas a se inscrever para receber o antigo Auxílio Brasil (atual Bolsa Família).

"A partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e realizar o cadastramento correto em suas famílias", explicou o Ministério do Desenvolvimento em seu site oficial.

Não fazem parte desta ação os cadastros de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e de pessoas em situação de rua.

Revisão do CadÚnico

A novidade faz parte do esforço do governo de passar um pente-fino no CadÚnico. A revisão dos benefícios do Bolsa Família tem potencial de garantir uma economia de R$ 10 bilhões, segundo previsão inicial do governo.

O modelo anterior incentivou que pessoas de um mesmo núcleo familiar realizassem cadastros separados para receber mais de um benefício. Na prática, as famílias se "dividem" artificialmente.

O CadÚnico tem mais de 40 milhões de famílias inscritas.

Passo a passo

  • Cheque se o aplicativo está atualizado;
  • Acesse o app e clique em "consulta completa";
  • Faça o login com CPF e senha e clique em "continuar";
  • No canto superior esquerdo, aperte a seta para voltar;
  • Clique no botão vermelho "cancele o seu cadastro" (veja exemplo abaixo);

  • Na tela seguinte, aperte o botão azul "cancele o seu cadastro";
  • Clique em "confirmar". Pronto!

Quem preferir também pode procurar a unidade de atendimento do CadÚnico de sua cidade para pedir a exclusão do cadastro.