IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

‘Só não estou mais entrosado com Lula do que a Janja’, diz ministro

Presidente Lula e ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, durante cerimônia de posse dos novos Ministros de Estado - FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Presidente Lula e ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, durante cerimônia de posse dos novos Ministros de Estado Imagem: FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

03/03/2023 07h51Atualizada em 03/03/2023 11h32

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, diz que não há divergência entre ele e o presidente Lula (PT) após lideranças do PT manifestaram insatisfação em relação aos indicados para o conselho da Petrobras.

Tudo isso é especulação. Eu só não estou mais entrosado com o Lula do que a Janja.
Alexandre Silveira à colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo

A lista de oito indicados foi atacada publicamente por petistas. Em entrevista ao portal Metrópoles, Gleisi Hoffmann criticou Silveira por ter escolhido nomes indicados pelo Centrão para o conselho da Petrobras.

Ele (Alexandre Silveira) é o ministro de Minas e Energia. Ele não pode colocar um conselheiro que seja contra o que o presidente falou na campanha. Estelionato eleitoral não pode, não.
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann

Silveira afirma que todos os nomes foram decididos em comum acordo em reunião com a presença de Lula, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda), e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O ministro diz que todos os nomes, incluindo seus três indicados, foram aprovados nessa reunião. Ontem, o ministro Paulo Pimenta (Secom) tentou amenizar o embate. "Silveira tem total respaldo do presidente Lula".

Veja as indicações de Alexandre Silveira para o conselho da Petrobras:

Vitor Eduardo de Almeida Sabak, diretor da ANA (Agência Nacional de Águas, é ligado a Alcolumbre e ao senador Rogério Marinho (PL-RN), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sabak foi assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e ajudou a articular a reforma da Previdência.

Pietro Mendes trabalhou no Ministério de Minas e Energia do governo Bolsonaro.

Outro nome sugerido por Silveira foi o de Eugênio Teixeira. A nota da FUP (Federação Única dos Petroleiros) afirma que Teixeira foi "vacinado contra covid-19 gratuitamente e às escondidas, numa garagem".

Na lista dos nomes preteridos por Silveira estão o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, e o economista Eduardo Moreira.

Em nota à imprensa, o presidente da FUP, Deyvid Bacelar, disse que, dos sete nomes indicados para o colegiado da Petrobras, quatro foram da cota pessoal do ministro de Minas e Energia. "Nomes ligados ao bolsonarismo, ao mercado financeiro e a favor de privatizações".

As indicações ainda precisam passar pelo crivo do comitê interno da empresa, além de serem submetidos à votação de uma assembleia, em abril.