IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Belluzzo: Crise bancária estrangeira aumenta risco de recessão no Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2023 21h20

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo participou hoje (16) do programa Análise da Notícia e afirmou que a crise bancária no exterior pode aumentar o risco de recessão no Brasil. Belluzzo, aliás, afirmou que o risco já existia antes mesmo da crise estrangeira.

Tem contágio [a crise] e já estávamos caminhando para uma crise de crédito no Brasil. Essa crise americana e na Credit Suisse não ajuda em nada a ter uma visão mais otimista a respeito da crise de crédito. Luiz Gonzaga Belluzzo

O risco já existente no Brasil está acontecendo no mercado de crédito privado, onde empresas brasileiras estão encontrando dificuldades de conseguirem crédito e, com isso, enfrentando dificuldades em pagar juros devido a uma alta taxa. Dessa forma, as empresas acabam se endividando.

Ele também destacou que independente do cenário pré-existente no Brasil, as crises financeiras pelo mundo sempre trazem preocupações pelo fato de haver uma conexão muito grande entre os sistemas monetários financeiros de todo o mundo dentro de uma economia capitalista.

Em sua visão, o Banco Central deveria se preocupar menos com a inflação no Brasil porque, nas palavras de Belluzzo, "a economia brasileira já está desfalecendo". Ele também destacou que por haver uma conexão muito grande entre as bolsas de valores de todo o mundo, é inevitável que um colapso que aconteça em outro país, como vem acontecendo nos Estados Unidos, não chegue também ao Brasil.

"Acho que o Banco Central tem que se mover se isso se agravar e usar sua função de emprestador de última instância, ou seja, de estabilizador financeiro e impedir um agravamento da crise. O BC não deve olhar apenas para inflação, porque se tiver uma recessão, a inflação consequentemente vai cair", finalizou.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: