IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Bancos, shoppings, Correios: veja o que abre e fecha no Dia do Trabalhador

O 1º de maio, ou Dia do Trabalhador, é uma data celebrada anualmente em quase todos os países - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O 1º de maio, ou Dia do Trabalhador, é uma data celebrada anualmente em quase todos os países Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/04/2023 04h00

O feriado do Dia do Trabalhador na segunda-feira (1º) muda o funcionamento de serviços essenciais. Veja o que abre e fecha.

Bancos

Agências bancárias não abrem na segunda. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que os clientes podem usar os canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos. Contas de consumo, como água e energia, e carnês com vencimento em 1º de maio poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem cobrança de multa.

Bolsa de Valores

Não haverá negociações na Bolsa de Valores neste feriado. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos.

Correios

Agências dos Correios não abrem na segunda. Antes, no sábado (29), funcionam apenas as agências que já abrem aos sábados normalmente. Para consultar quais as agências estarão abertas no sábado, basta acessar o site dos Correios.

INSS

Agências do INSS vão estar fechadas na segunda. O atendimento presencial funciona normalmente no sábado (29), das 7h às 22h (horário de Brasília).

Quem precisar pode entrar em contato pelo telefone 135. As ligações são gratuitas se forem feitas por telefone fixo e custam o valor de uma ligação local para quem ligar pelo celular.

Aplicativo Meu INSS (iOS e Android) estará disponível todos os dias. Por lá, dá para solicitar benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Comércio e shoppings

Bares e restaurantes vão funcionar na segunda. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) diz que pode haver o fechamento de alguns estabelecimentos em regiões onde há mais escritórios.

Shoppings também abrem normalmente. Os horários de abertura e fechamento das lojas, porém, podem variar, seguindo as orientações do sindicato da categoria.

Postos de combustíveis

Postos devem funcionar, no mínimo, de segunda a sábado, das 6h às 20h. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) determina que os postos devem abrir inclusive nos feriados.