'Elemento oculto' e relevo: como são cédulas da 1ª e da 2ª família do real

O Banco Central vai aposentar a primeira família de cédulas do real, que foram criadas há mais 30 anos. As notas não vão perder valor e ainda poderão ser usadas. Na prática, o BC vai começar a descartá-las, já que pararam de ser produzidas em 2010.

Agora, devem circular prioritariamente as cédulas da segunda família.

Você sabe a diferença entre essas duas famílias? De cara, são de tamanhos distintos (medida que visava a dificultar falsificação e facilitar a identificação por pessoas com deficiência visual) e contam com diferentes detalhes de relevo.

Primeira família de notas do real

Notas da primeira família do real que sairão de circulação
Notas da primeira família do real que sairão de circulação Imagem: BCB

Todas as notas têm o mesmo tamanho e altura: 140 mm x 65 mm. A distribuição delas começou em julho de 1994.

Em 2000, foi feita uma edição da nota de 10 de plástico —na verdade, era um polímero—, por ocasião da celebração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Uma das características da cédula é que ela não amassava.

Cédula de 10 reais
Cédula de 10 reais Imagem: Reprodução

Marca d'água: ao segurar a nota contra a luz, aparece uma figura. A imagem varia de acordo com o valor.

Continua após a publicidade
  • notas de 5 e 10: a bandeira nacional
  • nota de 2: tartaruga e o número 2
  • nota de 20 reais: mico-leão-dourado e o número 20
  • notas de 50 e 100 reais: a efígie da República (aquela figura feminina presente em quase todas as cédulas, que representa a história política e valores do país)

Ao colocar a nota deitada, com o canto esquerdo voltado para você, aparecem as letras BC. É uma referência ao Banco Central. Nas notas de 2 e 20 reais, a nota deve ficar deitada de frente para você para a visualização (veja foto abaixo).

Notas têm a inscrição BC no canto
Notas têm a inscrição BC no canto Imagem: Banco Central/Divulgação

Ao passar o dedo sobre algumas áreas da nota, é possível sentir o alto-relevo. As áreas mais destacadas são onde está escrito banco, próximo ao valor da cédula e na efígie da República.

A faixa holográfica está presente apenas na cédula de 20 reais. Ao movimentar a nota, há uma faixa com um mico-leão-dourado e o número 20, em três tamanhos.

Segunda família de notas do real

Imagem
Imagem: Reprodução/BCB

As notas da segunda família são de diferentes tamanhos: as de 50 e 100 têm a mesma altura, enquanto a largura varia entre todas elas — a ideia foi facilitar a identificação para pessoas com deficiência visual. A regra é: quanto maior o tamanho, mais alto o valor. Exemplo: a cédula de 2 tem 121 mm x 65 mm, enquanto que a de 100 tem 156 mm x 70 mm.

Continua após a publicidade

A exceção é a nota de 200, que foi lançada em 2020, e que tem como dimensões 142 mm x 65 mm (altura das notas de valor menor). Ela tem também um animal diferente: o lobo guará.

Imagem
Imagem: Adriano Machado/Reuters

Na marca d'água, a figura do animal de cada nota aparece junto com o seu valor. Além disso, todas as notas têm relevo na parte da frente (perto do valor, onde está escrito República Federativa do Brasil). No entanto, as de 20, 50 e 100 reais têm relevo no verso (na região do animal, no valor da cédula e onde estiver escrito República Federativa do Brasil).

Números que mudam de cor: ao manipular as notas de 10 e 20 reais, o número no canto direito superior (vendo a nota de frente) apresenta uma leve alteração de cor conforme a movimentação. Um traço verde aparece nos valores.

Elementos holográficos: com uma lâmpada ultravioleta, é possível ver elementos "ocultos" nas cédulas, como o valor indicativo da nota, a mudança de cor da numeração vermelha (que se torna amarela), fios que se tornam lilás.

Deixe seu comentário

Só para assinantes