Bolsas

Câmbio

Lançamentos de imóveis no Brasil disparam em julho, mas vendas ainda recuam, diz Abrainc

Paula Arend Laier

De São Paulo

Os lançamentos de imóveis no Brasil subiram 92,5% em julho em relação ao mesmo período de 2015, para 2,3 mil unidades, de acordo com levantamento Abrainc/Fipe, divulgado nesta quarta-feira (14).

No acumulado do ano até julho, os lançamentos subiram 13,8% na comparação com igual intervalo do ano passado, de acordo com os dados informados pelas empresas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

As vendas, contudo, continuaram caindo. Em julho, o volume comercializado recuou 7,1% ante julho de 2015, para 8 mil unidades. No acumulado do ano até julho, a queda é de 14,5%.

Os cancelamentos de vendas (distratos) caíram 15% em julho na comparação anual, e recuaram 4,8% nos primeiros sete meses do ano.

No fim de julho, o estoque no mercado era de 116,4 mil imóveis, equivalente a 15 meses de vendas. Um ano antes, o estoque era de 109,1 mil unidades. Em junho, eram 117,6 mil.

Na semana passada, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) afirmou que as vendas do insumo no país em agosto recuaram 14,7% sobre o mesmo período do ano passado e cerca de 5% sobre julho, acumulando no até o mês passado queda de 13,3%.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Advogada orienta como utilizar o FGTS na compra do imóvel

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos