Gol e Latam são maiores beneficiárias de recuperação judicial da Avianca, vê Itaú BBA
SÃO PAULO, 12 Dez (Reuters) - O pedido de recuperação judicial feito pela Avianca Brasil na segunda-feira (10) e conhecido na véspera tem um impacto positivo para ações do setor aéreo, na visão de analistas do Itaú BBA, principalmente para as companhias Gol e Latam, que têm uma considerável sobreposição de rotas com a empresa.
Na terça-feira (11), os papéis da Gol fecharam em alta de 13%, e as ações da Latam, negociadas no Chile, valorizaram-se 4,2%.
A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, pediu recuperação judicial, afirmando que suas operações têm sido ameaçadas por uma potencial retomada de aeronaves por credores.
A equipe do Itaú BBA também considera o evento positivo para a Azul. "A Avianca Brasil voa com aviões Airbus e também tem A320neos em sua frota. Se a Avianca Brasil não conseguir pagar o leasing dessas aeronaves, nós acreditamos que a Azul poderia eventualmente negociá-los com os locadores --e isso aceleraria o plano de crescimento da empresa."
As ações da Azul fecharam em alta de 6,5% na véspera.
Na nota enviada nesta manhã, a equipe do Itaú BBA também cita que, caso a Avianca Brasil interrompa suas operações, seus slots seriam redistribuídos entre Latam, Gol e Azul. Procurada na véspera, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não se manifestou sobre os slots da Avianca.
(Edição Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.