Vendas generalizadas em Wall Street pioram com ação de Mnuchin e drama em DC
24 Dez (Reuters) - As fortes vendas generalizadas de ações dos EUA pioraram em uma sessão abreviada antes do feriado de Natal nesta segunda-feira (24), depois da decisão do secretário do Tesouro de reunir um grupo de crise e de outros desenvolvimentos políticos abalarem investidores e levaram o S&P 500 à beira de um mercado baixista.
Todos os três principais índices terminaram em baixa de mais de 2% na véspera do Natal. O S&P 500 terminou em queda de 19,8% ante sua máxima de fechamento no dia 20 de setembro, pouco distante do limite de 20% usado tradicionalmente para definir um mercado baixista.
O secretário do Tesouro Steven Mnuchin, ligou para os principais banqueiros dos EUA na véspera, em meio a uma retirada do mercado acionário. Investidores também lidavam com uma paralisação do governo federal e notícias de que Trump discutiu reservadamente a possibilidade de demitir o chairman do Federal Reserve.
"As manchetes que estamos vendo hoje, ontem e durante o final de semana não são boas", disse Vinay Pande, chefe global de estratégias de negociação na UBS Global Wealth Management.
"O mercado está preocupado sobre o que está acontecendo em DC. Diante de uma grande correção do mercado parece que há desarranjo e falta de unidade, e as pessoas não estão falando com um voz, o que eu penso que é desanimador para qualquer um no mercado."
O Dow Jones Industrial Average caiu 2,91%, para 21.792 pontos, o S&P 500 perdeu 2,71%, para 2.351 pontos e o Nasdaq Composite recuou 2,21%, para 6.192 pontos.
Na semana passada, o S&P 500 sofreu sua maior queda percentual desde agosto de 2011, enquanto o Dow teve a maior queda semanal desde outubro de 2008.
Todos os 11 setores do S&P 500 encerram em território negativo nesta segunda-feira, o que significa que eles estão todos no vermelho no acumulado do ano.
(Reportagem adicional de Saqib Iqbal Ahmed e Medha Singh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.