IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BNDESPar contrata bancos para vender ações da JBS

Lucas Tavares/Agência O Globo
Imagem: Lucas Tavares/Agência O Globo

19/11/2019 11h07

SÃO PAULO (Reuters) - O braço de investimentos em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou à JBS a intenção de vender ações de emissão da companhia e de sua titularidade, potencialmente por meio de uma oferta secundária com esforços restritos, segundo fato relevante da processadora de carnes hoje

De acordo com o documento, o BNDESPar escolheu as unidades de banco de investimento de Bradesco, BTG Pactual, Itaú Unibanco, Bank of America e UBS para atuarem como instituições intermediárias na potencial transação.

Mais cedo a Reuters noticiou a contratação dos bancos, bem como que o BNDES pretende vender 290 milhões de ações, numa oferta de cerca de R$ 7,8 bilhões. Isso corresponde a cerca de metade da participação de 21,3% do banco na companhia.

De acordo com o fato relevante da JBS, a BNDESPar também informou ter iniciado estudos para detalhar as possíveis estruturas e características da transação, incluindo a quantidade de ações de emissão da companhia objeto da transação e o cronograma tentativo.

A Reuters informou na semana passada que o BNDES pediu aos bancos propostas de venda de uma participação no valor de pelo menos 5 bilhões de reais na processadora de carnes.

A venda faz parte dos planos do BNDES de alienar a maior parte de sua carteira de ações de 110 bilhões de reais, enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro tenta reduzir a presença do Estado brasileiro na economia.

O BNDES e os bancos de investimento não responderam imediatamente a um pedido de comentários da Reuters. A JBS se recusou a comentar.

O jornal O Estado de S. Paulo informou mais cedo os bancos contratados pelo BNDES para esta oferta.

(Carolina Mandl e Tatiana Bautzer, com reportagem adicional de Paula Arend Laier)