IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coronavírus faz Filipinas fechar Bolsa de valores por tempo indeterminado

Reuters
Imagem: Reuters

Karen Lema e Tom Westbrook

Em Manila e Singapura

17/03/2020 08h27

A Bolsa de valores das Filipinas fechou hoje por período indeterminado, e as negociações de moedas e títulos foram suspensas, na primeira paralisação total de mercados no mundo em resposta ao coronavírus, com autoridades citando riscos à segurança dos operadores.

O movimento ocorre depois que algumas bolsas em todo o mundo fecharam os pregões ou interromperam as operações após grandes quedas no valor de mercado das companhias listadas.

A medida tem tempo indefinido, ao contrário do prolongamento dos feriados do Ano Novo Lunar na China, em janeiro, que adiaram a retomada dos negócios, ou o feriado declarado no Sri Lanka esta semana para tentar deter o vírus, que fechou os mercados locais desde segunda-feira.

E, embora o fechamento das Filipinas tenha sido motivado por motivos de saúde, em meio a um amplo isolamento nacional, a medida levanta a perspectiva de que outras medidas possam ser tomadas.

"Dada a velocidade sem precedentes da queda nos preços das ações, foi sugerido que as bolsas de valores possam fechar em breve se as coisas não mudarem", disse a Capital Economics em nota hoje.

Os mercados globais estão em colapso à medida que a pandemia se espalha, com aproximadamente 14 trilhões de dólares em valor perdidos, e até ativos seguros, como o ouro, sendo vendidos para compensar as perdas.

O chefe de pesquisa da AdMacro, Patrick Perret-Green, também levantou a possibilidade em uma nota emitida no fim de semana, antes da medida das Filipinas.

"Já vimos isso antes. Acredito que poderíamos ver isso novamente", disse ele. "Os governos não precisam ou querem o estresse e a distração adicionais neste momento".

A bolsa filipina disse que os negócios foram suspensos até novo aviso "para garantir a segurança de funcionários e operadores", em meio a um isolamento nacional mais amplo.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas