IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gol tem prejuízo de R$2,3 bi no 1º tri, espera ter caixa até fim do ano mesmo sem BNDES

Avião da Gol - Boeing 737-800 - Divulgação
Avião da Gol - Boeing 737-800 Imagem: Divulgação

Por Marcelo Rochabrun

04/05/2020 09h39

A Gol afirmou nesta segunda-feira que tem caixa e reservas suficientes para suas operações até o final do ano, mesmo sem ter acertado até o momento um apoio financeiro de 3 bilhões de reais junto ao BNDES.

A empresa teve prejuízo líquido de 2,3 bilhões de reais nos três primeiros meses do ano, praticamente por causa da depreciação do real ante o dólar, que impacta suas despesas e custos financeiros. Um ano atrás, o prejuízo da Gol de janeiro ao fim de março havia sido de 32 milhões de reais.

Os efeitos da pandemia de coronavírus, que obrigou setor aéreo mundial a praticamente deixar grande parte de seus aviões em terra, teve pouco efeito no balanço da companhia do período, afirmou a Gol, que divulgou números não auditados nesta segunda-feira.

A empresa informou que adiou o balanço com aval de auditores para 15 de maio porque eles pediram mais duas semanas para terminar o trabalho.

No mês passado, a auditores da aérea colombiana Avianca Holdings manifestaram "substanciais dúvidas" sobre a capacidade da companhia seguir em operação daqui um ano.

No balanço não auditado desta segunda-feira, a Gol afirmou que espera reduzir a queima de caixa diária para 7 milhões de reais no segundo semestre. Se a empresa conseguir cumprir isso, terá 2,6 bilhões de reais em caixa até o final do ano.

No primeiro trimestre, o consumo diário de caixa da Gol foi de cerca de 22 milhões de reais. A empresa afirmou que espera que o número se reduza para 9 milhões até o final de junho, menos que os 12 milhões esperados anteriormente para o segundo trimestre.

A empresa também informou que espera que a receita do segundo trimestre seja de 900 milhões de reais, ante 3,1 bilhões um ano antes. A margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente no período deve cair de 25,9% para cerca de 6%.

A Gol afirmou que pretende manter oferta reduzida até o final do ano, com uma frota média no segundo trimestre de 27 aviões, para a qual espera uma taxa de ocupação aproximada de 80%.

A expectativa para a relação dívida líquida sobre Ebitda no fim de junho é de 2,9 vezes ante 2,4 vezes no final de março. No primeiro trimestre de 2019, a alavancagem era de 3,2 vezes.