IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BlackRock atinge US$10 trilhões em ativos no 4º tri

14/01/2022 15h25

Por Sohini Podder

BENGALURU, Índia (Reuters) - A gestora de recursos BlackRock divulgou nesta sexta-feira que encerrou o quarto trimestre com mais de 10 trilhões de dólares em ativos. As ações da empresa, porém, recuavam.

Uma forte performance dos mercados financeiros globais no final do ano passado ajudou a impulsionar as gestoras de ativos e a BlackRock se beneficiou ainda de sua escala e amplo alcance.

Os ativos soh gestão da empresa somaram 10,01 trilhões de dólares no final de 2021 ante 8,68 trilhões um ano antes.

"É um marco impressionante e apenas demonstra o domínio deles sobre áreas crescentes da indústria”, disse Kyle Sanders, analista na Edward Jones. "Eles continuam a reunir ativos em um ritmo notável."

A entrada líquida de recursos no trimestre foi de 212 bilhões de dólares, dos quais os de longo prazo somaram 169 bilhões, um aumento em relação aos 116 bilhões de um ano antes.

"Nossos negócios estão mais diversificados do que nunca, estratégias ativas, incluindo alternativas, contribuíram com mais de 60% do crescimento orgânico das comissões em 2021", disse o presidente-executivo da BlackRock, Larry Fink, em comunicado.

A receita da BlackRock com assessoria de investimentos, empréstimo de títulos e taxas de administração, seu maior segmento de negócios, subiu para 3,9 bilhões de dólares no quarto trimestre, impulsionada por volumes em alta de operações de fusões e aquisições, que atingiram recorde em 2021 ao ultrapassarem a marca de 5 trilhões de dólares pela primeira vez.

O lucro ajustado da companhia subiu 2,5%, para 1,61 bilhão de dólares, ou 10,42 dólares por ação, ante o resultado do quarto trimestre do ano anterior.

Analistas, em média, esperavam que a BlackRock publicasse lucro de 10,16 dólares por ação, segundo dados da Refinitiv.

A receita subiu cerca de 14%, para 5,11 bilhões de dólares, ante estimativa de analistas de 5,17 bilhões.

Os mercados tiveram um início de 2022 volátil, conforme investidores aguardam pelo início do aumento de juros dos Estados Unidos, em uma tentativa do Federal Reserve em conter a inflação no país.

"O ano de 2022 será um ano de transição para toda a indústria de gestão de ativos”, disse Cathy Seifert, analista da CFRA. "Os investidores vão precisar de uma pausa para examinar o que será sustentável e o que não será."

A BlackRock afirmou que está mirando um investimento "recorde" em 2022, incluindo um esperado aumento de até 10% em sua base de funcionários.

"Eles vão entrar em modo de investimento de novo", disse Sanders, da Edward Jones. "Eles vão investir um bocado e isso provavelmente vai implicar que será difícil para eles terem uma margem de lucro significativa e um crescimento de lucro por ação em 2022", acrescentou.