IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBC-Br aponta expansão do PIB de 2,9% em 2022, mas 4º tri fecha com queda

28.set.2021 - Movimentação de consumidores nos arredores da rua 25 de março, em São Paulo, região tradicional de comércio popular - Por Camila Moreira
28.set.2021 - Movimentação de consumidores nos arredores da rua 25 de março, em São Paulo, região tradicional de comércio popular Imagem: Por Camila Moreira

Camila Moreira

São Paulo

16/02/2023 09h14

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - A atividade econômica do Brasil encolheu no quarto trimestre do ano passado, mas ainda assim fechou 2022 com crescimento, mostraram dados do Banco Central nesta quinta-feira, indicando esgotamento do impacto positivo da reabertura pós-Covid e perda de força nos últimos meses sob a pressão de juros elevados e com um cenário global de desaceleração.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), apontou expansão de 2,9% em 2022, em números observados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará em 2 de março os números oficiais do PIB em 2022. Em 2021, o PIB brasileiro cresceu 5,0%, recuperando-se do baque provocado pela pandemia de Covid-19.

O Banco Central projetou em dezembro uma expansão de 1,0% do PIB em 2023, depois de um crescimento estimado em 2,9% em 2022. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar suas primeiras estimativas para a atividade em março.

Em dezembro, o IBC-Br apresentou crescimento de 0,29% em relação a novembro em dado dessazonalizado, interrompendo quatro taxas negativas seguida na base mensal, em um resultado melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,1%.

No entanto, o BC piorou o resultado de novembro para uma contração de 0,77%, de taxa negativa de 0,55% informada antes.

Na comparação com dezembro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 1,42%, de acordo com números observados.

Ainda assim, o índice fechou o quarto trimestre com retração de 1,46% sobre os três meses anteriores, evidenciando a perda da força da economia depois de avanços de 0,67%, 1,29% e 1,63% respectivamente nos primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2022.

"Como já era esperado, o IBC-Br aponta para uma importante desaceleração da atividade econômica no último trimestre de 2022, mas a magnitude da queda sugerida pelo indicador destoa das demais do mercado", disse João Savignon, chefe de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital, calculando alta de 0,1% do PIB no quarto trimestre sobre o período anterior.

Apesar da melhora do mercado de trabalho, ainda pesaram sobre a economia brasileira no final do ano passado o encarecimento do crédito e as incertezas em torno da pauta econômica e fiscal do governo de Lula.

Dados recentes mostram que o fim de 2022 foi marcado por fraqueza tanto na indústria quanto no varejo, mas com desempenho forte do setor de serviços.

Para 2023, o cenário será principalmente marcado pelos efeitos desfasados do intenso aperto da política monetária pelo Banco Central, que tirou a taxa básica Selic da mínima de 2% e a levou a 13,75% para combater a inflação elevada.

Isso diante de um pano de fundo de fortes críticas do presidente Lula à condução da política monetária e aos níveis atuais das metas de inflação.

A perspectiva de recessão global, em meio ao aumento dos juros pelos principais bancos centrais, também paira sobre a economia nacional no início do ano.

O BC esclareceu que a divulgação do IBC-Br de dezembro de 2022 incorpora informações das edições mais recentes das Contas Nacionais Anuais e das pesquisas estruturais anuais do IBGE, como ocorre anualmente. Além disso, a especificação do ajuste sazonal foi atualizada.